Sinop
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Publicado em
24 de junho de 2026por
Da Redação
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Audiência pública detalha gestão, investimentos e avanços do PreviSinop em 2025
Published
2 horas agoon
24 de junho de 2026By
Da Redação
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Exercício de 2025. O encontro reuniu servidores ativos, aposentados, pensionistas, membros dos conselhos e do comitê de investimentos para a apresentação dos principais resultados alcançados pelo instituto ao longo do último ano.
Durante a audiência, a equipe técnica apresentou a prestação de contas do exercício de 2025, o Relatório de Governança Corporativa, os resultados da Política de Investimentos e os dados da Avaliação Atuarial. A iniciativa integra as ações de transparência da autarquia e atende requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Progestão).
A superintendente executiva previdenciária do PreviSinop, Daniela Sevignani, destacou a relevância da audiência pública para a transparência da gestão e para a manutenção dos padrões de excelência conquistados pelo instituto. “A audiência pública vem para demonstrar os resultados da gestão do ano anterior. Além de ser importante como uma ferramenta de transparência e comunicação com a sociedade e os nossos segurados, é um pré-requisito fundamental do Pró-Gestão Nível IV. Nós, como primeira entidade, primeiro regime próprio de previdência do Brasil a conquistar o máximo de gestão, considerando os RPPS de porte médio, temos que manter esse pódio e também, de fato, realizar tudo o que precisamos realizar”, afirmou.
Daniela Sevignani também ressaltou a solidez financeira do instituto e a importância do histórico de responsabilidade na gestão previdenciária municipal. “A audiência pública vem para falar das nossas atividades, dos resultados do Previ, dos investimentos, da quantidade de aposentados, pensionistas, benefícios concedidos, enfim, de toda a nossa atuação e da importância que isso tem para a continuidade e a sustentabilidade do PreviSinop. Também deixa os nossos segurados tranquilos, porque o PreviSinop é um instituto muito saudável, pois sempre tivemos gestores e prefeitos que se preocuparam com a previdência e, historicamente, nunca tivemos atraso de repasses. Por isso, hoje conseguimos conquistar várias premiações em nível nacional”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Adriano Perotti, citou que a audiência amplia o acesso às informações previdenciárias e fortalece a confiança dos segurados na administração dos recursos. “É uma audiência pública que foi transmitida ao vivo pelos canais do PreviSinop. Ou seja, dá acesso a todo o servidor segurado da nossa previdência para acompanhar o que foi tratado e o que foi exposto aqui. O nosso Instituto de Previdência hoje é um dos mais seguros do Brasil. O servidor público, seja da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Ager, precisa saber o que é a nossa previdência, como ela está funcionando e como o recurso que temos aqui, destinado à nossa aposentadoria, está sendo administrado por esses servidores que cuidam de todo esse patrimônio”, afirmou.
O presidente do Conselho Deliberativo do PreviSinop, Joel Meyer, também reforçou o papel da prestação de contas como instrumento de acompanhamento por parte dos segurados. “Esta audiência é uma prestação de contas de tudo o que foi feito pelo Previ. É uma forma de transparência para que o servidor possa acompanhar. É importante que todos vejam o que está acontecendo e quais decisões estão sendo tomadas, porque isso aqui é patrimônio do servidor”, pontuou.
Resultados alcançados
A coordenadora de Governança do PreviSinop, Andressa Amaral, apresentou os avanços institucionais alcançados durante o exercício de 2025. “Nós apresentamos nesta audiência pública tudo aquilo que construímos e conquistamos durante o exercício de 2025. Tivemos muitos avanços. Precisamos alterar a nossa legislação para ampliar e atender requisitos do Pró-Gestão. Com isso, melhoramos o atendimento aos nossos servidores segurados, ativos e inativos, além de realizar diversas ações voltadas à implementação de relatórios, melhorias nos processos e atendimento de requisitos que nos permitiram conquistar o Nível IV do Pró-Gestão em dezembro de 2025”, explicou.
Segundo a coordenadora, a certificação avalia as boas práticas de gestão e proporciona mais transparência, sustentabilidade e segurança previdenciária. “O Nível IV do Pró-Gestão também promove educação previdenciária, leva informação aos servidores, auxilia no planejamento da aposentadoria e amplia ações voltadas à qualidade de vida dos aposentados. Durante a audiência pública, também apresentamos os investimentos realizados pelo instituto, os processos judiciais, a política de investimentos, os resultados da avaliação atuarial e o planejamento do PreviSinop para garantir segurança aos segurados no futuro”, finalizou.
O atuário do PreviSinop, Igor França, falou sobre a importância de mostrar aos segurados como funciona um regime próprio de previdência. “O que a maioria das pessoas conhece é o INSS, mas a legislação permite que exista um regime próprio para os servidores efetivos. Por isso, é importante apresentar toda a estrutura organizacional, os setores responsáveis pela concessão de benefícios, pelos investimentos e pela gestão dos recursos. O PreviSinop está próximo de atingir a marca de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que demonstra a força financeira do instituto”, destacou.
A audiência pública foi transmitida ao vivo no canal oficial do PreviSinop no YouTube para que servidores e demais interessados pudessem acompanhar os dados apresentados. A transmissão completa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=3m2hnHebTo4.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Vacinas: debatedores afirmam que país precisa estar preparado para novas pandemias
Exposição ‘Sonhos Dissidentes’ celebra a diversidade e o orgulho LGBTQIA+
Proposta de Meta Nacional busca fortalecer cumprimento de decisões judiciais na saúde pública
No embalo do terceiro jogo do Brasil, Copa do Judiciário estreia novas funcionalidades
Magistrados e servidores debatem sobre efetividade das decisões judiciais relativas à Saúde Pública
CUIABÁ
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de...
Prefeitura de Cuiabá disponibiliza linha especial para atender evento nacional do Corpo de Bombeiros no Parque Novo Mato Grosso
Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de...
Prefeito defende adequação viária na Fernando Corrêa para segurança de mais de 3 mil famílias
O prefeito Abilio Brunini se reuniu nesta quarta-feira (24), no Palácio Alencastro, com representantes da construtora Pacaembu e secretários municipais...
MATO GROSSO
Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito
O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos...
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6),...
Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação...
POLÍCIA
Polícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, na noite desta terça-feira (23.6), um homem de 34 anos, foragido da Justiça...
Ação integrada da PM e PJC apreende 32 quilos de entorpecentes em Colíder
Uma ação conjunta de policiais militares do 9º Comando Regional com a Polícia Judiciária Civil apreendeu, na noite desta segunda-feira...
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
FAMOSOS
Ana Siebert curte passeio em Miami com Rafaella e a irmã antes de jogo do Brasil
Ana Paula Siebert, de 38 anos, já entrou no clima da Copa do Mundo 2026. A influenciadora está em Miami,...
Simony celebra amor-próprio ao exibir boa forma em clique: ‘Vestida de amor próprio’
A cantora Simony chamou a atenção dos seguidores nesta terça-feira (23), ao publicar uma foto em frente ao espelho exibindo...
Kelly Key revela mudanças no corpo após adotar nova alimentação: ‘Comer mais’
Kelly Key, de 43 anos, começou esta quarta-feira (24), cheia de energia e aproveitou o treino para compartilhar uma descoberta...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
CUIABÁ7 dias agoCCI Padre Firmo recebe Defensoria Pública em ação de orientação sobre os direitos da pessoa idosa
-
CUIABÁ4 dias agoFiscalização da Ordem Pública autua empresa por descarte irregular em área pública







