Sinop

Vacinação antirrábica itinerante avança para oito bairros de Sinop nesta semana

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – Centro de Combate às Endemias, segue com a vacinação antirrábica itinerante nos bairros do município e, nesta semana, entre hoje (16) e sábado (20), equipes percorrerão oito regiões da cidade para imunizar cães e gatos contra a raiva. A estratégia busca ampliar a cobertura vacinal, facilitar o acesso da população ao serviço e fortalecer a prevenção da doença no município.

Nesta etapa da campanha, os atendimentos ocorrerão nos bairros Jardim das Acácias, Jardim dos Ipês, Jardim Novo Estado, Jardim Santa Rita, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Nações, Jardim Portinari e Aquarela Brasil. As equipes do Centro de Combate às Endemias realizarão a vacinação diretamente nas residências, nos períodos da manhã – das 8h às 10h30 e da tarde – das 14h às 16h30.

Para garantir que os moradores sejam informados sobre a passagem das equipes, haverá carro de som circulando previamente nos bairros atendidos. Os agentes estarão devidamente uniformizados, facilitando a identificação e garantindo mais segurança aos moradores durante a ação.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop leva vacinação ao Residencial Nico Baracat neste sábado (31)

A vacinação antirrábica é gratuita, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser aplicada em cães e gatos a partir dos 90 dias de vida. A imunização é considerada a principal forma de prevenção da raiva, doença viral grave que pode ser transmitida aos seres humanos por mordidas, arranhaduras ou contato com a saliva de animais infectados.

Mais de 10 mil animais imunizados

Na semana passada, entre os dias 8 e 13 de junho, a vacinação itinerante passou pelos bairros Boa Esperança, Jardim Conquista, Jardim Vitória Régia, Jardim Delta, Jardim Europa, Jardim Imperial e Jardim Violetas, reforçando o atendimento descentralizado promovido pela Prefeitura.

Com o avanço da estratégia, os números da campanha seguem crescendo. Até o dia 6 de junho, haviam sido imunizados 8.270 animais, sendo 6.158 cães e 2.112 gatos. Já no balanço atualizado, entre os dias 8 e 13 de junho, o município alcançou a marca de 10.206 animais vacinados, sendo 7.676 cães e 2.530 gatos, demonstrando a adesão da população e a efetividade da ação itinerante.

A Secretaria de Saúde orienta os moradores dos bairros contemplados que mantenham os animais em locais de fácil acesso no momento da visita das equipes, contribuindo para maior agilidade no atendimento e ampliação da cobertura vacinal.

Leia Também:  Páscoa na Praça atrai turistas e impulsiona a economia local em Sinop

Além da vacinação itinerante, os tutores também podem procurar o Centro de Endemias Ivaldo José da Silva “Bill”, localizado na Avenida André Maggi, nº 660, no Residencial Nossa Senhora Aparecida, ao lado do Cemitério Municipal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem pausa para almoço, e aos sábados, das 7h às 12h.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Festival de Praia, Romaria e Torneio de Pesca estão mantidos em Sinop

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Sinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA