Sorriso

Blitz educativa abordou a urgência em desacelerar no trânsito

Publicado em

Ontem, 20 de maio, os condutores que passaram no período da tarde pela Avenida Tancredo Neves na altura da Praça Antenor Balbinot, foram convidados a desacelerar e refletir sobre seu bem mais precioso: a vida! A temática abordou justamente a campanha do Maio Amarelo de 2025: “Desacelere: seu bem mais precioso é a vida”.

Organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito e da Polícia Militar, a abordagem destacou a responsabilidade de cada um para um trânsito seguro para todos.

De acordo com a equipe do Detran, o momento buscou promover a conscientização sobre a segurança no trânsito. A iniciativa destacou a importância de reduzir a velocidade, adotar atitudes responsáveis e valorizar a vida acima da pressa.

Conforme o coordenador da GMT, Márcio Pires, a blitz desta terça-feira, integrou uma série de ações do Maio Amarelo. “A intenção foi orientar, destacar que todos somos responsáveis quer seja condutores, pedestres, ciclistas”, reforça. Na blitz educativa de ontem os motoristas foram orientados a parar os veículos e convidados a realizar o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro e receberam outras informações cruciais para uma direção positiva.

Leia Também:  Sorriso apresenta potencial para Turismo Agro Sustentável e de Aventura no 22º ABETA Summit

Atualmente, a multa por conduzir embriagado é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses e o motorista recebe sete pontos na carteira. Em caso de reincidência, a multa dobra. E vale sempre ressaltar que o valor da multa, os R$ 2.934,70 nunca vem sozinhos, há ainda gastos com guincho, advogado, fiança e outras despesas. “A conta do apressado fica bem mais alta, por isso destacamos tanto a importância de desacelerar, parar na esquina, conferir, reduzir a velocidade, respeitar as regras de trânsito”, orienta o profissional.

“Não vale a pena arriscar a própria vida e a de outros dirigindo embriagado e ainda contrair uma dívida alta por falta de responsabilidade”, alerta Pires. A boa notícia é que nenhum motorista parado na tarde de ontem havia combinado álcool e direção.

Além de blitzes, palestras orientativas em escolas e empresas, em maio a GMT intensificou as ações de conscientização em relação à visibilidade no trânsito com a campanha de retirada de propagandas em locais indevidos, por exemplo. “Aproveitamos o Maio Amarelo e intensificamos as atividades e a presença da GMT no Município”, diz.

Leia Também:  Atleta paralímpico de Sorriso disputa etapa nacional do Circuito Loterias Caixa em São Paulo

Sobre o Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Já o Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.

“O Maio Amarelo abre um leque de ações que precisam ser observadas o ano todo para garantirmos um trânsito seguro”, detalha o gestor da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Ex-ministro Aldo Rebelo é confirmado no Fórum Global do GAFFFF, em Sorriso

Published

on

Reconhecido por sua atuação na construção do Código Florestal Brasileiro, Aldo Rebelo discutirá segurança jurídica, geopolítica e o futuro do agronegócio no cenário nacional e internacional

A Capital Nacional do Agronegócio receberá um dos principais nomes do debate político e ambiental brasileiro. O ex-ministro, ex-presidente da Câmara dos Deputados e escritor Aldo Rebelo confirmou presença como um dos palestrantes do GAFFFF (Global Agribusiness, Food, Festival & Forum), que será realizado entre os dias 23 e 26 de julho, no Parque Tecnológico Luiz Giroletti, em Sorriso (MT).

Reconhecido nacionalmente por sua atuação como relator do Código Florestal Brasileiro, Rebelo participará do Fórum Global do evento no dia 25 de julho, às 16h, quando abordará as perspectivas, os desafios e o futuro do agronegócio como um dos principais motores da economia brasileira. O debate deverá tratar de temas como segurança jurídica, segurança institucional e o papel estratégico do agronegócio brasileiro no cenário geopolítico mundial.

Além da programação voltada aos debates sobre inovação, economia, sustentabilidade e políticas públicas, o GAFFFF contará com feira de tecnologia agrícola, a tradicional experiência gastronômica da Arena de Fogo e uma ampla programação de entretenimento. Entre os destaques estão uma etapa da PBR (Professional Bull Riders) e shows nacionais com artistas como Luan Santana e Wesley Safadão, tornando Sorriso palco de um dos maiores eventos do agronegócio mundial.

Leia Também:  Alegria e integração marcam 1ª Gincana Interpolos Culturais de Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA