Várzea Grande

Concerto celebra os 40 anos da Banda Municipal de Várzea Grande ‘Maestro Manoel Teixeira de Oliveira’

Publicado em

A Prefeitura de Várzea Grande promove, neste sábado, dia 30, a partir das 19h, em frente ao Paço Municipal, um concerto para comemorar os 40 anos de fundação da Banda Municipal de Várzea Grande.

A Banda considerada Patrimônio Imaterial de Várzea Grande é um dos ícones da história cultural do município. Criada em 1984, teve como seu primeiro regente o doutor Iran da Silva Fernandes. A partir de 1997, ganhou destaque sob a liderança do músico militar maranhense Manoel Teixeira de Oliveira, se tornando referência na área musical, sendo solicitada para apresentações em várias cidades do Estado. Era uma banda eclética que tocava principalmente rasqueados, chamamés e ritmos que na época agradavam o público presente. Em 2002, com o falecimento do maestro Teixeira, o município homenageou o músico dando seu nome a Banda, que então passou a se chamar: Banda Municipal ‘Maestro Manoel Teixeira de Oliveira’.

Atualmente, a Banda Municipal de Várzea Grande está sob a regência do maestro Ueliton Santos.

Leia Também:  Parceria entre Saúde de Várzea Grande e Rotary 4440 reforça atendimento pré-natal nas UBSs com novos sonares obstétricos

O que: Concerto comemorativo dos 40 anos de fundação da Banda Municipal de Várzea Grande ‘Maestro Manoel Teixeira de Oliveira’.
Quando: dia 30 de novembro de 2024 – sábado, às 19h
Onde: Em frente ao Paço Municipal de Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Congresso Nacional celebra Dia da Amazônia Azul com iluminação especial

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA