Várzea Grande

Cras realiza busca ativa para ampliar participação de mulheres no Serviço de Convivência

Publicado em

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cristo Rei realizou ao longo da semana, uma ação de busca ativa para convidar novas participantes para integrar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o atendimento ofertado à comunidade, ampliando o acesso de mulheres às atividades desenvolvidas pelo equipamento.

A orientadora social do SCFV de mulheres, Ingrid Oliveira Biserra, foi responsável pela ação realizada, convidando mulheres interessadas em participar do grupo feminino, que acontece todas as terças-feiras no Cras Cristo Rei.

O grupo é voltado para empoderamento feminino, realização de oficinas, palestras, orientações, rodas de conversa e escutas qualificadas, promovendo acolhimento e fortalecimento de vínculos comunitários.

“Nosso objetivo é aproximar essas mulheres do Cras Cristo Rei e mostrar que aqui elas têm um espaço de acolhimento, escuta e fortalecimento. É um momento importante para trocar experiências, criar vínculos e fortalecer a autoestima, além de garantir acesso a informações e apoio social. O SCFV é gratuito e está de portas abertas para quem quiser participar.”, disse Ingrid.

Leia Também:  Festa de São Pedro ganha novo formato e une católicos e evangélicos na celebração da fé e da tradição várzea-grandense

O serviço é destinado a mulheres territorialmente referenciados ao Cras, com oficinas desenvolvidas nos períodos matutino e vespertino, de forma gratuita e pode ser acessado de forma espontânea, por encaminhamento da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, ou ainda por meio de busca ativa realizada pela equipe técnica do Cras.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande garante assistência a idosos de abrigo interditado

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA