Várzea Grande

Merenda escolar compartilhada une professores e alunos em Várzea Grande

Publicado em

Professores e alunos na mesma mesa e dividindo a mesma refeição. Essa é nova realidade da Rede Municipal de Ensino: aprendizado para além da sala de aula

Antes mesmo de ser sancionada, a Lei Municipal 5471/2026 que dispõe sobre a autorização de alimentação escolar aos profissionais da Educação no exercício de suas funções, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer já havia autorizado os servidores a compartilhar com os alunos a refeição servida no intervalo. “A Lei apenas ampara e normatiza uma ação já desenvolvida por essa gestão”, afiançou a prefeita, Flávia Moretti (PL), que sancionou a nova lei.

O secretário de Educação, Igor Cunha lembrou que que essa é uma medida que tem sido adotada em várias cidades do Brasil e que a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli também colocaram em pratica. “Essa medida é um ato de reconhecimento aos profissionais da educação, não de privilégios. O desenvolvimento dos hábitos alimentares também depende dessa integração e do estímulo dos pais e professores”, destacou.

O momento da famosa ‘merenda’ se tornou uma ocasião de conexão, afeto e construção de relacionamentos, até de incentivos, por hábitos alimentares mais saudáveis, passados de professores aos alunos.

Raquel de Oliveira Cunha Barbosa é professora do 5º ano na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho – conta que desde que passaram a desfrutar do cardápio com os alunos, a convivência melhorou e muito. “No momento da refeição aproveitamos para falar de assuntos que, muitas vezes não estão relacionados às matérias de sala de aula, mas de outros assuntos da vida de cada um, nossas preferências, gostos e aventuras. É um momento de descontração tanto para os alunos como para nós educadores”.

Leia Também:  Mutirão de chamamento emociona mulheres e garante novos encaminhamentos para laqueadura em Várzea Grande

Quanto ao direito à alimentação na escola, a professora disse que é de suma importância essa medida, “uma vez que nós acabamos conscientizando os alunos a consumir uma alimentação saudável. Hoje, por exemplo, mesmo tivemos peixe no cardápio, fonte de ômega 3 e muito bom para o desenvolvimento deles. Além de estudar na sala de aula os benefícios de uma alimentação saudável eles estão podendo conferir no prato, e esse também é um momento de aprendizado”.

Para a diretora da unidade escolar, Marina Bernardes, a lei sancionada pela prefeita Flávia Moretti, autorizando a alimentação na escola, é uma forma de valorização do profissional. “Muitos dos professores que trabalham aqui passam por um período longo na escola, e podendo se alimentar junto com os alunos acabam fazendo uma troca de experiência com os estudantes. Melhorou a convivência e estimulou a integração entre professores e alunos”, destacou.

A aluna Isabela Sena Cattani, tem 10 anos e está cursando a 5º série na unidade. Ela conta que gosta do cardápio oferecido na escola e que faz questão de não deixar comida no prato. “Gosto de tudo que é servido aqui e gosto de também fazer a minha refeição ao lado da professora. Neste momento falamos de vários assuntos, dos que são abordados na sala de aula e de nossas vidas fora da escola”, comentou.

Leia Também:  Lucas do Chapéu do Sol é nomeado secretário de Serviços Público e Mobilidade Urbana

Na EMEB ‘Jaime Veríssimo de Campos Júnior’ estão matriculados mais de mil alunos da pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental.

CARDÁPIO – A nutricionista Fernanda Soares de Freitas disse que a merenda escolar é elaborada de forma criteriosa, priorizando alimentos frescos e com alto valor nutricional. “Hoje mesmo a nossa alimentação foi à base de peixe, mantendo o cardápio regional. Mas todos os dias os alimentos são ricos em proteínas, essenciais para o bom desenvolvimento das crianças”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Secretária mantém visitas às escolas para fortalecer diálogo e acompanhar rotina das unidades

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA