Várzea Grande

Prefeita discute projetos habitacionais com associação para atender famílias em vulnerabilidade

Publicado em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, recebeu nesta sexta-feira (08) a coordenadora-geral da Associação Comunitária de Habitação de Mato Grosso (ACDHAM), Laine Camargo, para discutir políticas públicas voltadas à habitação popular no município.

Durante a reunião, a associação apresentou dados sobre o déficit habitacional, que ainda é expressivo, mas pode ser reduzido nos próximos anos. Segundo Laine, cerca de 67 mil famílias aguardam por moradia em Várzea Grande.

“Temos 19 mil famílias cadastradas pela associação até hoje. Mantemos grupos sociais online com 600 a 700 pessoas, onde levamos informações e orientamos sobre atualização de documentos, como título e NIS, além de outras exigências. No município, estimamos um número que chega a 67 mil famílias”, afirmou.

Sensível às demandas, a prefeita destacou que o município possui diversos projetos habitacionais em andamento, totalizando quase 1.600 unidades, distribuídas em regiões como São Gonçalo, Mapim e Novo Mato Grosso. Após a conclusão das obras, serão publicados editais com critérios definidos para a seleção das famílias beneficiadas.

Leia Também:  Secretária acompanha fiscalização de vereador em setores da pasta

“Apresentamos à associação o trabalho que já está sendo desenvolvido na área habitacional. Estamos elaborando um edital bem estruturado, com critérios claros para garantir que as unidades cheguem a quem realmente precisa. A associação vai contribuir na construção desses critérios, assegurando transparência e evitando fraudes. Nossa prioridade são pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência, mães solo, vítimas de violência doméstica e mães atípicas com filhos autistas ou com deficiência”, afirmou a prefeita.

Laine Camargo agradeceu o acolhimento da gestão municipal e ressaltou que esta é a primeira vez que a entidade participa diretamente do diálogo com a Prefeitura de Várzea Grande, o que considera um avanço importante.

“É a primeira vez que estamos junto com a prefeitura, um sonho antigo. Lidamos diariamente com pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, como idosos que não sabem ler e pessoas com deficiência visual. Esses critérios precisam ser ajustados com sensibilidade, e saber que a prefeitura está aberta ao diálogo é motivo de alegria. Esperamos avançar cada vez mais”, destacou.

Leia Também:  "VG Santo Peixe" começa com pescado a partir de R$ 24 e seis pontos de venda em Várzea Grande

Também participaram da reunião o vereador Jânio Calistro, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, e a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Feira da Família dá visibilidade e gera renda para agricultores familiares de Várzea Grande

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA