Várzea Grande

Prefeita encerra Março Mulher com caminhada e ações contra a violência em Várzea Grande

Publicado em

Evento reuniu mulheres em caminhada no Parque Berneck e marcou o fim de um mês de ações voltadas à saúde, empreendedorismo e enfrentamento à violência contra a mulher

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), encerrou, na tarde e no início da noite deste sábado (28), a programação do mês Março Mulher com o evento “Mulheres que Caminham Juntas”, realizado no Parque Bernardo Berneck. A atividade marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher e reuniu participantes em uma caminhada de 2,1 km, guiada e com destaque para as riquezas naturais do parque, com foco na integração, bem-estar e contato com a natureza.

A ação fechou uma série de iniciativas promovidas ao longo do mês, incluindo atividades nas áreas de saúde, assistência social, empreendedorismo feminino e audiências públicas. Durante o encerramento, a prefeita fez um posicionamento firme no combate à violência contra a mulher.

“Não vamos tolerar nenhum tipo de violência contra a mulher — seja ela doméstica, psicológica, de gênero ou política. Nossa gestão está comprometida em proteger, acolher e garantir que cada mulher tenha voz, respeito e segurança para viver com dignidade”, afirmou.

A participante Ariana do Carmo Oliveira, moradora do bairro Marajoara, destacou a importância de ações que incentivem a prática de atividades físicas e o enfrentamento à violência. Ela relatou já ter vivido um relacionamento tóxico e afirmou que “eventos como esse ajudam a evitar o isolamento e a depressão”.

A fisioterapeuta Rejane França Corrêa, do bairro Jardim Paula II, ressaltou que “iniciativas como esta caminhada contribuem para o enfrentamento da violência, o fortalecimento da autoestima e a promoção do bem-estar emocional e social das mulheres”.

“Quando o poder público ocupa os espaços com ações como essa, fortalecemos não só o meio ambiente, mas também o respeito, a cidadania e a valorização das mulheres na sociedade. Esse compromisso precisa ser permanente”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, também comentou a iniciativa.

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, destacou o balanço das atividades. “Foi um mês intenso, com diversas ações e palestras. Encerramos com este evento reforçando o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, além de fortalecer a autoestima e a rede de acolhimento no município”.

Leia Também:  ATENDIMENTO COMERCIAL DAE-VG

Fabyane Nagazawa, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, lembrou que a pasta promoveu oficinas de capacitação para mulheres empreendedoras ao longo do mês, e Manuela Rondon, secretária de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, lembrou o compromisso da gestão municipal com a pauta feminina. “A prefeita Flávia Moretti tem um olhar sensível e comprometido com as causas das mulheres. Isso se reflete em políticas públicas que garantem dignidade, segurança e mais oportunidades, especialmente para aquelas que mais precisam”, afirmou.

O evento também contou com atividades culturais e de convivência, incluindo a Feira da Família e apresentações do Coral de Idosos do Centro de Convivência Vovô Zeid Sacre, do grupo Anjos da Lata, da ANFEMAT, da Banda da Polícia Militar de Mato Grosso e da Banda Municipal de Várzea Grande.

Mutirão de cidadania – Antes do evento, na manhã do mesmo sábado (28), a prefeita participou do 10º Mutirão de Cidadania Social, realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado estadual Wilson Santos (PSD), em parceria com diversos órgãos. A ação ocorreu na EMEB Estevão Ferreira da Cunha, no Distrito de Souza Lima.

O mutirão ofertou mais de 20 serviços gratuitos à população, incluindo atendimentos nas áreas de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica, oportunidades de emprego, benefícios sociais, educação e cultura. A Prefeitura também participou com serviços de saúde, como atendimento médico e odontológico, vacinação, testes de ISTs e aferição de pressão arterial e glicemia, totalizando mais de 166 atendimentos.

“Essa parceria é fundamental para levar cidadania até as pessoas. Muitas vezes, o cidadão não consegue resolver suas demandas durante a semana, e o mutirão facilita esse acesso ao reunir diversos serviços em um só lugar”, destacou a prefeita.

O deputado estadual Wilson Santos elogiou a participação da gestora. “Os mutirões permitem resolver problemas rapidamente e aproximam o poder público da população. Esse contato direto fortalece nosso trabalho, mesmo diante dos desafios da política”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  ATENDIMENTO COMERCIAL DAE-VG

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA