Várzea Grande

Prefeitura reforça limpeza no Costa Verde e cobra responsabilidade de proprietários de terrenos

Publicado em

Mais de 150 toneladas de lixo foram removidas somente na ação de hoje e mais entulhos serão retirados na próxima segunda-feira, dia 21

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, iniciou mais uma força-tarefa de limpeza no bairro Costa Verde, em uma área crítica próxima à via urbana, nesta sexta-feira (18). Com apoio de seis caminhões, uma retroescavadeira e um veículo da empresa Locar, os trabalhos removeram mais de 150 toneladas de lixo doméstico, entulho, animais mortos e resíduos descartados de forma irregular.

A ação, que ocorre menos de cinco meses após a última limpeza no mesmo local, reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e o bem-estar da população. No entanto, o descarte constante de lixo na área preocupa as autoridades e revolta os moradores.

“Em fevereiro retiramos 95 toneladas de lixo. Agora, infelizmente, voltamos e o trabalho praticamente dobrou. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas é fundamental que a população colabore, respeite os horários de coleta e não descarte lixo em locais impróprios. E também é necessário que os proprietários de terrenos assumam suas responsabilidades legais para evitar abandono de áreas como essas aqui, que acabam se tornando lixões dentro dos bairros”, criticou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz.

Leia Também:  Distrito de Praia Grande completa 226 anos celebrando identidade e raízes culturais da comunidade

A situação causa indignação entre os moradores, que enfrentam problemas recorrentes como mau cheiro, presença de animais peçonhentos e risco de doenças, com a formação de criadouros para o Aedes aegypt, transmissor de doenças como a dengue.

Morador da região, o cadeirante Tadeu Bezerra relatou que, por diversas vezes, foi preciso pedir ajuda até para atravessar a rua por conta da quantidade de lixo acumulado e acaba extrapolando os limites do terreno. “Minha mãe também é cadeirante. Já passamos por situações muito difíceis. O lixo atrapalha a locomoção e representa um risco à saúde de todos”, afirmou.

A dona de casa Maria do Rosário, moradora há três décadas no bairro, cobrou providências do proprietário do terreno onde o lixo é constantemente descartado. “Nunca vimos o dono dessa área. Ele deveria cuidar, limpar, cercar. Está colocando toda a comunidade em risco. Isso é falta de responsabilidade”, declarou.

A jovem Thalita Ferreira da Costa também agradeceu o esforço da Prefeitura, mas ressaltou que é preciso união para evitar que o problema se repita. “Tem até um afluente do rio Cuiabá passando por aqui. É uma questão ambiental também. A Prefeitura faz o serviço, mas o dono do terreno precisa aparecer e cuidar da área. Senão, a sujeira volta”, disse.

Leia Também:  Prefeitura intensifica operação tapa-buracos e manutenção viária nos bairros Cristo Rei e Pirineu

DENÚNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO – A Prefeitura orienta a população para utilizar os serviços regulares de coleta de lixo e a não jogar entulho ou resíduos em terrenos baldios ou vias públicas. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio da Secretaria de Serviços Públicos ou da Ouvidoria Municipal pelos seguintes canais:

• 0800 647 4142

• (65) 3688-8001

• WhatsApp: (65) 98472-3140

• E-mail: [email protected]

A gestão municipal reforça que manter a cidade limpa é um compromisso coletivo. “A Prefeitura está presente, limpando, fiscalizando e trabalhando, mas é impossível vencer essa batalha sozinha. Precisamos da colaboração dos moradores e da responsabilidade dos donos de terrenos. Só assim vamos conseguir transformar os espaços públicos e garantir qualidade de vida para todos”, finalizou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande intensificou, nessa sexta-feira (26.06), os trabalhos de manutenção da malha viária no bairro Joaquim Curvo. As equipes da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo executam serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento e troca de solo em pontos que apresentavam desgaste.

As frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Brasil e na Rua Estados Unidos, locais que recebem intervenções para melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Antes da recuperação do asfalto, o bairro também foi contemplado com a limpeza de bocas de lobo, ação que contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a preservar a pavimentação.

Morador do Joaquim Curvo há 10 anos, o borracheiro José Souza afirmou que a comunidade aguardava pelas melhorias. “É importante a realização deste serviço, pois estávamos tendo muito problema com as vias esburacadas. Estou acompanhando e estou vendo que o serviço tem sido bem feito aqui na região”, destacou.

Leia Também:  CMEI Antônio Norberto entra no clima da Copa e transforma esporte em ferramenta de aprendizagem

Gabriel Pin, que trabalha em uma distribuidora de bebidas no bairro e também já foi morador da região, comemorou a chegada das equipes. “Fico feliz em ver nosso bairro recebendo os serviços. Estávamos precisando muito de tapa-buracos e melhorias na região”, disse.

O morador Wilson Dejavitte ressaltou a importância da manutenção para garantir a durabilidade das vias. “No passado, fizeram um asfalto muito frágil, que deteriorou rapidamente. Esses serviços são fundamentais para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA