Várzea Grande

Várzea Grande discute fortalecimento do SUS em Conferência Municipal de Saúde  

Publicado em

“A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas estamos fazendo uma série de planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta quinta-feira (30), a 9° Conferência Municipal de Saúde que nesse ano traz o tema “100% SUS”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é realizado no auditório do bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Conforme a subsecretária de Saúde, Érika Carvalho, destacou que a Conferência é um grande momento de diálogo, escuta e construção coletiva. “Estamos discutindo com o Conselho Municipal, servidores e munícipes que são usuários do SUS, caminhos e assim, propor melhorias e fortalecimento do sistema municipal de saúde. A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas a gente está fazendo planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é importante a gente ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”, conta.

Leia Também:  Prefeita acredita na união de esforços com vereadores: "Vamos formar um time pelo desenvolvimento de Várzea Grande"

O assessor de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Hozano Delgado, aponta que na Conferência estão sendo debatidos três eixos: Financiamento do SUS; Direitos e garantias dos usuários do SUS; Mobilização e participação social em defesa do SUS.

“É fundamental esse diálogo. Vamos falar dos avanços e ver o que podemos melhorar, pois a saúde é muito dinâmica, muda a todo momento. Estamos avançando com diversas ações, como o Fila Zero, ampliação de horários de atendimentos, equipando as unidades, entre outras ações, mas, com toda certeza, vamos avançar ainda mais”, disse Delgado.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joilson Ruas, falou sobre a importância da discussão. “Aqui estão todos os participantes do SUS: Poder Público, servidores, Conselho Municipal e sociedade. A discussão é fundamental para criarmos alternativas e propostas para o fortalecimento do sistema público de saúde”, declara.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Dr. Miguel Júnior (Cidadania), parabenizou a organização. “Fico feliz em ver uma reunião como essa para discutir um tema fundamental: saúde pública. A Comissão de Saúde da Câmara, formada por mim, vereador Enfermeiro Emerson e vereador Alessandro Moreira está à disposição para colaborar e para fortalecer a saúde várzea-grandense”, destaca.

Leia Também:  Camping  Escolar reúnem paratletas de vários estados em Várzea Grande

Após palestras, oficinas, grupos de trabalho, haverá a plenária final, com apresentação e votação das propostas construídas coletivamente ao longo do dia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Prefeitura mantém força-tarefa nas ruas mesmo sob chuva

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA