Várzea Grande

Várzea Grande encerra Abril Laranja com feira de adoção e anuncia novas ações de proteção animal

Publicado em

O encerramento da campanha Abril Laranja, voltada à prevenção de maus-tratos contra animais, reuniu moradores, voluntários e autoridades em Várzea Grande na tarde de sábado (25). A ação, considerada a primeira iniciativa estruturada do município na causa animal, contou com palestras em escolas, arrecadação de doações e terminou com uma feira de adoção, além de vacinação antirrábica.

Durante o evento, a prefeita Flávia Moretti afirmou que a campanha passa a fazer parte do calendário oficial do município e que novas ações devem ser implementadas ao longo do ano. Segundo ela, a proposta é ampliar a proteção aos animais por meio de políticas públicas permanentes. Entre as medidas previstas está o aporte de recursos para aquisição de um castramóvel, que permitirá a realização de castrações gratuitas, não só de animais de rua, mas também de pets de famílias de baixa renda.

A prefeita também destacou a importância da conscientização da população. “Não adianta apenas punir. É preciso educar, ensinar que cuidar de um animal envolve responsabilidade com alimentação, saúde e bem-estar”, disse.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, explicou que, apesar da existência de legislação, ações práticas ainda não haviam sido realizadas no município. De acordo com ele, após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, a prefeitura iniciou visitas a clínicas veterinárias que devem viabilizar as primeiras castrações.

A meta, segundo o secretário, é realizar cerca de 1.500 castrações ainda este ano, além da microchipagem dos animais. Ele também afirmou que há possibilidade de aquisição de um castramóvel ainda em 2026, o que deve ampliar o atendimento, especialmente em bairros mais afastados. “A ideia é estruturar uma política contínua, com novos eventos, ações de adoção e, futuramente, a criação de uma sede de bem-estar animal”, afirmou.

Leia Também:  DAE aprimora canais de atendimento e reforça compromisso com a população

Representante do projeto Pet VG, Janaína Freire avaliou a campanha como positiva, principalmente pela parceria com o poder público. Segundo ela, houve boa participação da população, com adoções e doações de ração e outros itens.

“A conscientização é fundamental. Muitas pessoas ainda não entendem a importância do cuidado com os animais. Quando levamos esse tema para as escolas, conseguimos formar uma nova geração mais consciente”, disse.

Quem adotou – A feira de adoção também rendeu histórias que mostram, na prática, o impacto da campanha. A moradora do bairro Ouro Verde, Emíly Gabriele Martinez Góes, encontrou o novo pet após vê-lo nas redes sociais.

“Eu vi ele no Instagram, no catálogo online, e quando cheguei aqui reconheci. Me encantei”, contou. Ela já tem outros dois cães — um resgatado da rua e outro adotado de uma ONG — e decidiu ampliar a família com mais um animal. “Gostei muito da campanha, é importante incentivar a adoção e cuidar melhor dos animais”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  FALTA DE CONEXÃO À INTERNET

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA