Várzea Grande

Várzea Grande fortalece segurança com 300 novas pistolas

Publicado em

O armamento, avaliado em cerca de R$ 1 milhão, foi doado pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e da Polícia Civil, e representa um avanço inédito para a atuação da corporação no Município

A Prefeitura de Várzea Grande recebeu reforço na segurança pública com a entrega de 300 pistolas Taurus PT940, calibre 40, destinadas exclusivamente à Guarda Municipal. O armamento, avaliado em cerca de R$ 1 milhão, foi doado pelo governo do Estado, via Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e da Polícia Civil, e representa um avanço inédito para a atuação da corporação no Município.

A entrega foi realizada na manhã desta terça-feira (3), durante solenidade que também marcou o repasse de R$ 11,7 milhões do Governo do Estado para a reconstrução completa do telhado do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande, além da entrega de novos equipamentos hospitalares.

Para a prefeita Flávia Moretti, a chegada do armamento reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança dos várzea-grandenses. “Com essas pistolas, vamos fortalecer a Guarda Municipal, garantir mais proteção para os nossos agentes e oferecer uma resposta mais eficiente contra a criminalidade. É a Prefeitura de Várzea Grande, junto com o governo do Estado, promovendo mais saúde e mais segurança para a nossa população”, afirmou. A prefeita também agradeceu o apoio do vereador Rogerinho da Dakar (PSDB), que intermediou a solicitação junto à Secretaria de Segurança Pública.

O comandante da Guarda Municipal, inspetor Juliano César Bezerra Lemos, destacou a importância da doação para a estrutura da corporação, que hoje conta com 174 agentes em atividade. “Havia uma carência real de armamento. Agora teremos pistolas suficientes para todo o efetivo, o que representa uma resposta mais ágil, eficaz e segura em nossas ações de patrulhamento preventivo em todo o território de Várzea Grande”, pontuou.

Leia Também:  Prefeita visita obras que já impactam positivamente na rotina da população

Presente na cerimônia, o governador Mauro Mendes elogiou o protagonismo da cidade. “Várzea Grande merece esse investimento. É uma cidade estratégica, populosa e importante para Mato Grosso. Temos orgulho de, hoje, sermos nós quem doamos algo que antes só víamos vindo da União. Essa é a demonstração de um Estado mais forte, parceiro dos municípios”, declarou o governador.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, reforçou a relevância do investimento para o segundo maior município do estado. “Mais de R$ 1 milhão em armamento destinado a Várzea Grande. Essa doação representa uma política de integração e fortalecimento técnico das forças de segurança, com foco direto na proteção da população”, disse.

“Com a chegada dos novos armamentos, Várzea Grande fortalece o papel da sua Guarda Municipal como força de segurança armada, treinada e equipada, nós temos uma identidade visual, novos uniformes, novas viaturas, mais efetivo e agora mais armamentos. A atual gestão, em apenas cinco meses, fez o que esperávamos há décadas demonstrando compromisso da prefeita Flávia Moretti com a segurança pública e a proteção do cidadão”, pontuou o comandante da GM Juliano Lemos.

VALORIZAÇÃO NA PRÁTICA – Em abril, a prefeita sancionou a Lei Municipal Complementar n° 5389/2025 que dispõe sobre a alteração do Estatuto da Guarda Municipal de Várzea Grande o qual acrescenta novamente o adicional de periculosidade.

Segundo a prefeita, o adicional será de 30% do vencimento base recebido pelos Guardas Municipais. “Este foi um presente que anunciei durante o aniversário de 25 anos da GM. Tenho muito orgulho desta instituição, pois são fundamentais para a segurança pública do nosso Município, além de orientar o trânsito e fazer diversas campanhas educativas para as crianças e para os munícipes de todas as idades”, conta Flávia Moretti.

Leia Também:  Igor Cunha é anunciado secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande

O comandante da Guarda Municipal relata que este benefício é uma forma de reconhecimento do trabalho executado. “Estamos nas ruas, seja na coordenação de trânsito, seja na proteção das escolas, das unidades de saúde, dos prédios públicos, do Departamento de Água e Esgoto, dentre outros. A Guarda Municipal está sendo reconhecida, parabenizo a prefeita e os vereadores pelo reconhecimento do nosso trabalho”, declara Juliano.

Moretti reforça que o adicional foi retirado da corporação em gestões anteriores e que muitos GMs estavam recuperando o benefício, por via judicial. “Não foi justo retirar o adicional e nem era justo buscar a justiça para obter, o que enxergamos como um direito”.

ICMS – Durante a agenda, a prefeita Flávia Moretti também falou à imprensa sobre o estudo em andamento que busca a revisão dos valores de repasse do ICMS. Segundo ela, os índices atuais prejudicam Várzea Grande. “Estamos preparando um levantamento técnico para levar ao governador e buscar uma compensação justa. Já há melhorias em áreas como saúde, saneamento e meio ambiente, e isso vai se refletir nos nossos indicadores”, disse.

Mauro Mendes também pontuou à imprensa que tem buscado manter um relacionamento equilibrado e respeitoso com os 142 municípios de Mato Grosso, “estamos garantindo não apenas os repasses obrigatórios, mas também recursos extras e parcerias estratégicas, como essa que realizamos hoje aqui em Várzea Grande. O Estado está à disposição para dialogar e encontrar caminhos justos, inclusive no que diz respeito ao ICMS, sempre com responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento regional”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro

Published

on

O esporte de Várzea Grande alcançou mais uma importante conquista. Os jovens atletas Gabriel Sales Duarte, de 15 anos, e Juan David, de 14 anos, foram selecionados para realizar um período de avaliação técnica nas categorias de base do Cruzeiro, um dos maiores clubes do futebol brasileiro. A oportunidade é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte, executado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por meio da Superintendência de Esportes.

Os atletas embarcam para Belo Horizonte nesta semana, onde permanecerão por 15 dias no centro de treinamento do clube mineiro. Durante esse período, serão avaliados pela comissão técnica do Cruzeiro e poderão conquistar uma vaga definitiva nas categorias de base da equipe.

Gabriel Sales Duarte, aluno da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire, localizada na região do bairro Mapim, não escondeu a emoção ao falar sobre a oportunidade.

“Meu coração está a mil. É uma oportunidade que sempre sonhei e vou dar o meu máximo para conseguir essa vaga. Vou dar meu sangue dentro de campo para mostrar meu futebol e realizar o sonho de me tornar um jogador profissional. Também quero agradecer aos professores e ao projeto VG Mais Esporte por acreditarem no meu potencial e me darem essa oportunidade”, afirmou.

Já Juan David, estudante do 9º ano, morador do bairro Canelas e natural da Colômbia, vive em Várzea Grande há oito anos e também encara a experiência como a realização de um sonho de infância.

“Estou muito grato por essa oportunidade. Sempre sonhei em ser jogador de futebol e acredito que estou preparado para esse desafio. Tenho fé que vou conseguir fazer um bom teste e conquistar meu espaço. Vou aproveitar cada momento para mostrar tudo o que aprendi”, disse o atleta.

A emoção também toma conta da família dos jovens. A mãe de Juan, Yully Rocio, destacou o orgulho de ver o filho alcançando uma oportunidade tão importante.

Leia Também:  Igor Cunha é anunciado secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande

“Meu coração está cheio de orgulho. Sou muito grata aos professores e a todos que acreditaram no meu filho. Essa é uma oportunidade enorme e nós sempre acreditamos no potencial dele. Tenho fé que ele vai crescer muito e alcançar seus sonhos. Só tenho a agradecer por tudo que estão proporcionando para ele”, declarou.

O professor Elias Rosa, responsável pelas aulas de futebol do projeto VG Mais Esporte, explicou que os dois atletas passaram por um rigoroso processo de seleção antes de serem indicados ao clube mineiro.

“Temos vários polos esportivos em Várzea Grande e realizamos uma seleção dos atletas que mais se destacam. Os professores fizeram uma primeira avaliação e encaminharam os melhores para um grupo especial de treinamento no polo do Ipase. Lá fizemos uma nova seleção e identificamos aqueles que tinham condições de disputar uma oportunidade em um grande clube. Conseguimos essa avaliação junto ao coordenador do Cruzeiro e agora eles terão a chance de mostrar seu talento”, explicou.

Segundo o treinador, os jovens permanecerão durante duas semanas dentro da estrutura do clube, sem custos para as famílias.

“Eles vão ficar alojados no Cruzeiro durante esse período de avaliação. Será uma experiência muito importante. Agora depende deles dentro de campo. Nós fizemos nossa parte, treinamos, orientamos e acreditamos muito no potencial dos dois. Eles foram escolhidos porque se destacaram entre muitos atletas e possuem qualidade. A expectativa é muito boa”, destacou.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a seleção dos atletas demonstra a importância dos investimentos realizados no esporte como ferramenta de transformação social.

“Ver dois jovens de Várzea Grande sendo selecionados para um período de testes em um dos maiores clubes do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós. Isso mostra que o esporte abre portas, transforma vidas e cria oportunidades reais para nossos estudantes. O VG Mais Esporte foi criado justamente para isso: revelar talentos, promover inclusão social e oferecer perspectivas para nossas crianças e adolescentes. Estamos na torcida para que Gabriel e Juan tenham muito sucesso e representem nossa cidade da melhor forma possível”, afirmou.

Leia Também:  Secretária de Saúde celebra anúncio de novas UBSs para ampliar atendimento em Várzea Grande

O projeto VG Mais Esporte atende centenas de crianças e adolescentes em diferentes modalidades esportivas e tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento de novos talentos no município.

Agora, as atenções se voltam para Belo Horizonte. Com as malas prontas e muitos sonhos na bagagem, Gabriel e Juan carregam não apenas a expectativa de conquistar uma vaga no Cruzeiro, mas também o orgulho de representar Várzea Grande em um dos maiores centros de formação de atletas do país.

O superintendente de Esportes de Várzea Grande, Edimilson “Piranha”, destacou que a ida dos dois atletas para um período de testes no Cruzeiro é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto VG Mais Esporte e do investimento da Prefeitura nas categorias de base.

“É motivo de muito orgulho ver dois atletas preparados por nós recebendo uma oportunidade em um clube do tamanho do Cruzeiro. Temos muitos talentos em Várzea Grande e estamos trabalhando para abrir portas para esses jovens. Agradeço à prefeita Flávia Moretti pelo apoio ao esporte e aos nossos professores, que fazem um trabalho fundamental na formação desses atletas. Acredito muito no potencial dos dois e espero que aproveitem essa oportunidade da melhor forma possível”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA