CUIABÁ

Câmara reinaugura Galeria de Ex-Presidentes em homenagem ao Dia do Vereador

Publicado em

Camile Souza |&nbsp&nbspSECOM Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
A Câmara Municipal de Cuiabá reinaugurou, nesta quarta-feira (1º.10) a Galeria de Ex-Presidentes da Casa de Leis, em celebração ao Dia do Vereador. A solenidade foi conduzida pela presidente, vereadora Paula Calil (PL).&nbsp
Durante a cerimônia, foi incluída a fotografia oficial do vereador Chico 2000 (PL), que presidiu a Câmara no biênio 2022/2024. Com mais de duas décadas de atuação no Parlamento Municipal, ele relembrou sua trajetória e destacou o sentimento de dever cumprido.
“Na verdade, passa um filme na cabeça. Estou aqui nesta Casa há cerca de 21 anos. Nos últimos dois, estive na presidência e, mesmo diante de muitas dificuldades, tivemos importantes realizações”, afirmou o ex-presidente.
A presidente da Casa de Leis, vereadora Paula Calil (PL), ressaltou a importância da preservação da memória institucional e do reconhecimento àqueles que conduziram a Câmara ao longo da história.
“Aqui nós temos o símbolo da memória, do respeito e da identidade. Todos esses homens e mulheres que hoje compõem esta Galeria representam uma etapa da história do Parlamento cuiabano, cada um com seu legado, suas conquistas e desafios”, destacou.
O evento ainda contou com a presença dos vereadores Daniel Monteiro (Republicanos), Dra. Mara (Podemos), além de servidores da instituição, que prestigiaram o momento.
Sobre a Galeria
A Galeria de Ex-Presidentes reúne os registros históricos e fotográficos dos presidentes que já conduziram a instituição desde 1947. Esse ano marca o início oficial da documentação dos mandatos. Atualmente, conta com 43 ex-presidentes, dos quais 41 são homens e apenas 2 mulheres: Ana Maria do Couto, que presidiu a Câmara em 1965, e Francisca Emília Santana Nunes, que exerceu o cargo no biênio 2005/2006.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Servidores da Câmara de Cuiabá recebem homenagem em sessão solene ao Dia do Servidor Público

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia a aplicação da vacina Pneumo 20 em toda a rede municipal de Atenção Primária. O imunizante, incorporado neste mês ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), estará disponível nas 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) para atender crianças que fazem parte do público-alvo, a partir desta sexta-feira (26).

A Pneumo 20 amplia a proteção contra doenças graves causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite e otite, além de contribuir para a prevenção de infecções invasivas que podem levar à internação e até ao óbito, principalmente em crianças pequenas.

A vacina protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumocócica, ampliando a cobertura em relação às versões anteriormente utilizadas pelo SUS. Entre os novos sorotipos contemplados estão o 3, o 6A e o 19A, reconhecidos por estarem entre os mais associados aos casos de doença pneumocócica invasiva no Brasil.

O imunizante é destinado a crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. A vacina também poderá ser ofertada a grupos específicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme orientação do Ministério da Saúde.

Durante o período de transição para a substituição gradual das vacinas pneumocócicas atualmente utilizadas, o esquema vacinal será realizado da seguinte forma:

Leia Também:  Comissão de Educação da Câmara debate prestação de contas do Fundeb em Cuiabá

2 meses de idade: uma dose da Pneumo 20;
4 meses de idade: uma dose da Pneumo 10;
12 meses de idade: dose de reforço com a Pneumo 20, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias após a segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta pais e responsáveis a procurarem a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal das crianças e manter a caderneta sempre atualizada.

Para ampliar o acesso da população à vacinação, 33 Unidades de Saúde da Família permanecem abertas durante o horário de almoço, garantindo atendimento contínuo ao longo do dia.

As unidades estão distribuídas em todas as regiões da capital. Na região Sul, funcionam nesse formato as USFs Parque Cuiabá, Parque Atalaia, São Gonçalo, Coxipó I e II, Parque Ohara, Tijucal, Jardim Industriário, Pedra 90 CAIC (I, II e III), Jardim Fortaleza/Santa Laura e Jardim Passaredo.

Na região Oeste, o atendimento é oferecido nas unidades Sucuri, Ribeirão da Ponte, Despraiado, Novo Terceiro e Jardim Independência.

Na região Norte, permanecem abertas no horário de almoço a Clínica da Família CPA I, CPA III, CPA IV, Jardim Vitória I, Paiaguás e Ilza Terezinha Picolli.

Já na região Leste, o serviço é disponibilizado nas unidades Grande Terceiro, Lixeira/Baú, Dom Aquino, Campo Velho, Pico do Amor, Jardim Imperial, Bela Vista/Carumbé, Terra Nova/Canjica, Eldorado, Praeiro e Areão.

Leia Também:  Vereador Eduardo propõe a criação de comissão para acompanhar obras do BRT

A zona rural também conta com atendimento contínuo na Unidade de Saúde da Família de Nossa Senhora da Guia.

Além disso, a rede municipal dispõe de unidades com horário estendido, funcionando até as 19h e, em alguns casos, até as 21h, facilitando o acesso de trabalhadores e famílias que não conseguem comparecer durante o horário comercial.

Funcionam até as 21h as unidades CPA I e II, Ilza Terezinha Picolli, Tijucal e Parque Ohara.

As demais unidades com horário ampliado atendem até as 19h: Bela Vista/Carumbé, Terra Nova/Canjica, Jardim Eldorado, Dom Aquino, Pico do Amor, Areão, Jardim Imperial, Jardim Vitória I, Paiaguás, CPA III, CPA IV, Despraiado, Ribeirão da Ponte, Novo Terceiro, Sucuri, Jardim Independência, Nossa Senhora da Guia, Pedra 90 II, III e CAIC, Parque Cuiabá, Santa Laura/Jardim Fortaleza, Jardim Industriário e Residencial Coxipó I e II.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão Nacional do SUS e, preferencialmente, a caderneta de vacinação da criança, documento essencial para conferência e atualização do esquema vacinal. A vacinação é gratuita e está disponível em todas as 72 Unidades de Saúde da Família do município.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA