CUIABÁ

Centro Médico Infantil de Cuiabá supera meta e ultrapassa 7 mil atendimentos em menos de dois meses

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, segue comemorando os resultados expressivos do Centro Médico Infantil (CMI). Entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 13 de fevereiro de 2026, a unidade já contabilizou 7.069 atendimentos médicos, consolidando-se como uma das principais referências da rede municipal para o atendimento pediátrico.

Somente no primeiro mês de funcionamento, o CMI havia registrado 3.733 atendimentos médicos. Agora, com pouco menos de dois meses de atividade, o volume praticamente dobrou, mantendo uma média mensal superior a 3,5 mil atendimentos, número que segue quase cinco vezes acima da meta inicial, estimada em cerca de 800 atendimentos por mês.

O levantamento também aponta que a maior parte da demanda continua concentrada em crianças de 0 a 2 anos, reforçando o papel estratégico da unidade no cuidado com a primeira infância.

Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, o desempenho confirma a efetividade do modelo adotado.

“Esses números mostram que o Centro Médico Infantil veio para suprir uma necessidade real da população. Superar a meta mensal de forma contínua demonstra que a estrutura, a equipe e o planejamento estão dando resultado. Estamos garantindo mais agilidade, qualidade e acolhimento no atendimento às nossas crianças”, destacou.

Leia Também:  Casos de dengue e chikungunya apresentam queda expressiva em Cuiabá, aponta boletim epidemiológico

Desde a inauguração, o CMI tem contribuído diretamente para a reorganização dos fluxos de atendimento pediátrico, reduzindo a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas portas de urgência e emergência.

Para garantir o funcionamento da unidade e da rede de apoio, cerca de 450 profissionais foram mobilizados, entre médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontopediatras, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, recepcionistas e equipes administrativas.

Ao todo, 35 médicos pediatras reforçam diretamente a estrutura do CMI, somando-se aos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), UPAs, setores de regulação e UTIs Pediátricas.

Localizado em área anexa ao antigo Hospital e Pronto-Socorro Municipal, na Avenida General Valle, o Centro Médico Infantil recebeu investimento de R$ 11,8 milhões, com obras retomadas em janeiro de 2025 dentro do processo de reestruturação da saúde pública municipal.

A unidade conta com:

– 28 leitos;

– Seis consultórios médicos;

– Salas vermelha, amarela e verde;

– Sala de inalação e curativos;

– Laboratório e sala de procedimentos;

Leia Também:  "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher: "Prefeitura de Cuiabá apoia movimento nacional liderado pelo Grupo Mulheres do Brasil

– Área de isolamento;

– Farmácia e Núcleo Interno de Regulação;

– Consultório odontológico;

– Setor administrativo e áreas de apoio.

Um dos diferenciais é o atendimento odontológico pediátrico 24 horas, inclusive para crianças com necessidades especiais, além da ambientação lúdica, pensada para tornar o atendimento acolhedor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Vereadores e prefeito de Cuiabá se reúnem com ambulantes do centro

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Festival da Pamonha impulsiona renda e reforça identidade cultural na zona rural de Cuiabá

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA