CUIABÁ

Com foco em avanços na aprendizagem, 172 diretores participam de palestras

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta sexta-feira (1º) a 1ª Convenção Municipal com 172 diretores de escolas públicas de Cuiabá. O evento foi aberto na quinta-feira (31) Hotel Mato Grosso Águas Quentes, localizado na Serra de São Vicente.

Nos dois dias de evento, professores participaram de palestras e oficinas destinadas ao aperfeiçoamento dos métodos de aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, destinada às crianças na faixa etária de 4 a 10 anos.

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge, avalia que o evento foi extremamente produtivo diante do propósito de levar conhecimento aos gestores das unidades de ensino de Cuiabá.

“O debate principal é fazer o marco de gestão para todas as nossas unidades escolares com a participação dos diretores para formar cada vez mais melhores gestores com tudo aquilo necessário para a gestão escolar ser bem sucedida. A ideia é fazer das escolas de Cuiabá um ambiente propício para a aprendizagem. Houve uma adesão voluntária dos diretores ao debate do planejamento estratégico, uma vez que, haverá uma força tarefa nos próximos três meses para reforçar a aprendizagem de Português e Matemática às crianças, pois, desejamos crescer no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressalta.

Na quinta-feira (31), no período das 14h às 16h, houve uma palestra com o tema “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”. No dia 1º de agosto, no período das 8h às 12h, 172 diretores participaram de uma oficina com o tema “liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”.

Este é o segundo evento realizado no mês de julho pela Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, ainda em julho, para avançar nas políticas públicas da educação infantil.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá publica decreto que estabelece regras mais rígidas para poda e manejo de árvores

No dia 22, houve uma imersão com os coordenadores pedagógicos.

Repercussão

A 1ª Convenção Municipal com diretores das 172 unidades de ensino de Cuiabá foi bem avaliada pelos profissionais da educação.

Servidora da educação há 12 anos, a professora Fernanda Rosa Alves de Lima, atual diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Maria Dimpina Lobo Duarte, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em incluir todos os diretores escolares em um evento de dois dias visando a qualificação e aprendizagem destes profissionais da educação.

“Essa primeira convenção foi maravilhosa. Em 12 anos no serviço público, jamais tinha visto algo na rede de educação. Nós saímos daqui com conhecimento para trabalhar a educação das crianças de maneira leve e descontraída. Desta maneira, os alunos aprendem mais. Queremos aproveitar o máximo para converter este conhecimento em serviços mais eficientes na educação”, disse.

Confira abaixo a avaliação de outros diretores escolares:

“O evento representa um divisor de águas para nós diretores. Houve palestras enriquecedoras e convictos de que podemos trabalhar diariamente por uma educação ainda melhor”. (Samira Canepa de Oliveira, diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica – Henrique da Silva Prado).

“Muito importante esse momento para conectar diretores das unidades de ensino, permitindo assim uma troca de informações a respeito dos desafios diários e o que pode ser aperfeiçoado visando o bem comum que é a melhor aprendizagem das crianças. Saímos daqui mais focados na qualidade da educação (Márcio Santos – Diretor da EMEB – Escola Municipal Tereza de Benguela).

“Saímos daqui com novas reflexões de como trabalhar melhor para construir uma educação mais justa e de qualidade às crianças dependentes do poder público. Estamos em um mundo onde a evolução é necessária e constante. Tivemos neste evento conhecimento dos vários projetos que a rede pública está proporcionando, vinculados a alfabetizagem e a receptividade dos docentes” (Luzia da Silva Santos – diretora da EMEB – Escola Municipal de Educação Básica) Benedita Xavier Rodrigues.

“Foi uma iniciativa de extrema importância aos diretores para que as escolas, a partir da ampliação do conhecimento de seus diretores, assumam o protagonismo pela responsabilidade da eficiência e Cuiabá avance no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – Miriam Margareth Oliveira Zanca – diretora da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) – Nossa Senhora da Penha de França.

“É um marco histórico. Estávamos pleiteando essa reunião com os gestores e debater o planejamento estratégico, ainda mais este ano que teremos o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básico) – professora Thatiane Correa – mentora da aprendizagem e ponto focal do programa Um Giro Pela Aprendizagem

#PraCegoVer

Leia Também:  Prefeito faz vistoria de obra e Centro Médico Infantil deve atender 18 mil crianças por mês

A foto ilustra o secretário Amauri Monge, vestido com camisa verde e detalhe amarelo que exibe a logotipo da Prefeitura de Cuiabá e letras que compõem a palavra “1ª Convenção Municipal de Diretores Escolares – SME Cuiabá”. Ao lado, estão três mulheres. Todos estão em posição de marcha para ouvir o hino nacional.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Cuiabá oferta mais de 2,5 mil exames e ações de conscientização no Outubro Rosa

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Maysa Leão cobra votação do Plano Diretor de Arborização Urbana de Cuiabá

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA