CUIABÁ

Comitiva da Prefeitura de Cuiabá visita Casa do Autista em Santa Catarina

Publicado em

Liderada pela primeira-dama e vereadora, Samantha Iris, uma equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá visitou a Casa do Autista em Balneário Camboriú-SC. A unidade de acolhimento e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é referência nacional e atende cerca de 200 crianças de 3 a 11 anos diagnósticas no município. Além da primeira-dama, participou também as secretárias municipais de Saúde, Lúcia Helena e de assistência social, Helida Vilela, além da presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil.

As agendas foram construídas em parceria com o Secretário de Assistência Social, da Mulher e da Família de Balneário Camboriú, Omar Tomalih. “Como mãe atípica pude presenciar como as políticas públicas podem ajudar quem precisa. Muito além de ver a estrutura do local, viemos ver como funciona o modelo de gestão e como o projeto é financiado. Também pudemos ver que essa referência é uma união de esforços das secretarias de saúde, assistência social e educação”, comentou Samantha durante a visita.

Leia Também:  Prefeitura orienta beneficiários do BPC sobre atualização no Cadastro Único

“A proposta dessa viagem é entender como Balneário Camboriú estruturou políticas efetivas para públicos que historicamente enfrentam barreiras de acesso e inclusão”, explicou Hélida Vilela. “Cada agenda tem sido uma aula de empatia, planejamento e acolhimento e nós queremos replicar, adaptar e levar o que tem de melhor para Cuiabá”.

A secretária de Saúde, Lúcia Helena, também destacou a integração entre as pastas. “Saúde e assistência social caminham juntas. A troca de experiências tem sido enriquecedora e abre portas para fortalecer o atendimento eficaz em Cuiabá”.

A presidente da Câmara, Paula Calil, reforçou o compromisso do legislativo municipal com o fortalecimento das políticas de inclusão. “Nossa missão é garantir que experiências bem-sucedidas como essas possam ser adaptadas e aplicadas em nossa cidade, com o devido suporte legal e orçamentário.”

A comitiva também conheceu iniciativas comunitárias como o trabalho de mais de 40 mulheres voluntárias na Igreja Santa Inês, que produzem enxovais para gestantes de baixa renda, com distribuição feita pelos CRAS locais. Além disso, também conheceu a Casa da Família – espaço público, que integra projetos, programas e serviços em atenção às famílias ao consolidar uma política pública de atenção social e valorização da vida.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova projetos de parcelamento de dívidas da prefeitura

Em Cuiabá, um centro de referência nesse tipo de atendimento está sendo montando na Cidade da Saúde, que será um complexo com várias unidades, localizado na Avenida Barão de Melgaço, no prédio da antiga Unic Barão.

A viagem institucional visa conhecer de perto boas práticas já implantadas no município catarinense e buscar referências para fortalecer os serviços ofertados em Cuiabá. A proposta central da visita é colher experiências exitosas para aplicar em Cuiabá, especialmente na execução da Casa do Autista da capital – proposta pela gestão e que será fortalecido com base nas boas práticas observadas em Balneário Camboriú.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Published

on

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  9ª edição da Feira de Produtores da Agricultura Familiar acontece nesta quarta-feira (11) na Praça Alencastro

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Câmara aprova revogação de artigo que limitava contratação de médicos temporários

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA