CUIABÁ

Cuiabá promove ações especiais do Agosto Dourado em unidades de saúde

Publicado em

Neste sábado (16), diversas Unidades de Saúde da Família (USFs) e a Clínica da Família de Cuiabá realizaram uma programação especial em alusão à campanha Agosto Dourado, que incentiva e valoriza o aleitamento materno. As atividades ocorreram das 8h às 16h e envolveram atendimentos, orientações e momentos de integração para gestantes, puérperas e famílias.

Participaram da ação as USFs Ribeirão do Lipa, Ribeirão da Ponte, João Vitória I e II, Despraiado, Araçá, Santa Amália, Jardim Industriário, Clínica da Família, Ouro Fino/Serra Dourada, Novo Paraíso I e II, CPA 3, CPA 4, Jardim União/Florianópolis, Dom Aquino, Renascer, Pico do Amor I e II, Parque Ohara e Ilza Picolli.

Na Clínica da Família houve reabertura do grupo de gestantes, missa coletiva, consultas médicas para puérperas, gestantes e crianças, atendimento com ginecologista, odontologia, serviço social e nutricionista, além de uma roda de conversa sobre amamentação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, sendo mantida de forma complementar até os dois anos ou mais, conforme a vontade da mãe e da criança. Reconhecendo os desafios enfrentados por muitas mulheres, especialmente no retorno ao trabalho, as equipes da Atenção Primária à Saúde de Cuiabá oferecem orientação e apoio sobre técnicas de retirada e armazenamento adequado do leite materno, para garantir que os bebês recebam o melhor alimento possível mesmo na ausência da mãe.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá flagra descarte irregular de lixo no Mercado do Porto e promete medidas extremas contra empresa de coleta

A secretária-adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, destacou a importância das ações. “O Agosto Dourado é uma oportunidade de reforçar que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Além de fornecer todos os nutrientes necessários, fortalece o vínculo entre mãe e filho e contribui para o desenvolvimento saudável da criança. Nossas equipes estão comprometidas em orientar e acolher as mães, oferecendo apoio em todas as fases da amamentação.”

#PraCegoVer

A imagem mostra a recepção de um posto de saúde decorada com balões dourados. O material exposto faz alusão à campanha Agosto Dourado. O local também possui cartazes com informações da campanha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá flagra descarte irregular de lixo no Mercado do Porto e promete medidas extremas contra empresa de coleta

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA