CUIABÁ

Cuiabaninhos na Câmara encerra 2025 com avanços, ampliação do projeto e reconhecimento institucional

Publicado em

Camile Souza | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
O projeto Cuiabaninhos na Câmara encerrou o ano de 2025 com resultados expressivos de participação e motivo de celebração na Casa de Leis. Ao longo do ano, cerca de 600 alunos, de nove instituições de ensino, entre municipais, estaduais e particulares, além de um instituto federal, integraram a iniciativa.
Criado em 2019, o Cuiabaninhos na Câmara é coordenado pela Escola do Legislativo — setor vinculado à Secretaria de Ações Institucionais. Tem como principal objetivo aproximar crianças e jovens dos trabalhos da Câmara Municipal, promovendo educação cidadã e despertando o interesse pela participação social e política desde cedo.
Durante as visitas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o funcionamento da Casa de Leis, compreender o papel dos vereadores e vereadoras, além de vivenciar uma verdadeira aula prática de cidadania. O roteiro inclui ainda a visita ao Centro Geodésico da América do Sul, ponto turístico localizado na Praça Paschoal Moreira Cabral, em frente à sede do Poder Legislativo.
Ampliação
O ano de 2025 foi significativo para o “Cuiabaninhos na Câmara”, pois o projeto foi ampliado e passou a receber também alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 11 anos, faixa etária mais jovem do que a atendida em edições anteriores.
A ampliação surpreendeu positivamente os gestores da ação. Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Fares, o nível de conhecimento demonstrado pelos alunos chamou a atenção da equipe.
“Ficamos surpresos porque vieram muito bem preparados, já sabendo sobre a função dos vereadores e vereadoras. Para nós, é sempre um prazer receber alunos tão interessados, pois o propósito do projeto é justamente aproximar a Câmara da sociedade”, destacou.
Instituições participantes em 2025
Ao longo do ano, participaram do projeto as seguintes instituições de ensino:
EMEB “José Torquato”
CEI “Victorino Monteiro”
EMEB “Tereza Benguela”
Colégio “Maxi”
EMEB “Floriano Bocheneneki”
Escola Estadual da Polícia Militar de Mato Grosso “Tiradentes”
EMEB “Onofre de Oliveira”
Escola Estadual “Dom Pedro II”
EMEB “Silva Freire”
Reconhecimento legislativo
Outro marco importante de 2025 foi o reconhecimento institucional do projeto. O Cuiabaninhos na Câmara foi oficialmente instituído como lei, por iniciativa da Mesa Diretora da atual legislatura, garantindo sua continuidade e reforçando o compromisso do Legislativo municipal com a formação cidadã, a educação política e a aproximação da Câmara com a comunidade escolar.
Com resultados positivos e reconhecimento formal, o projeto se consolida como uma das principais iniciativas de educação cidadã da Câmara Municipal de Cuiabá, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente, participativa e próxima do poder público.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Comissões da Câmara de Cuiabá recebem secretário de Turismo e comerciantes

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá amplia equipes  e tapa 2.400 buracos  em 10 dias

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura debate ações contra queimadas com estudantes e líderes comunitários

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA