CUIABÁ

Katiuscia leva mutirão de cidadania ao Jardim Vitória neste sábado

Publicado em

24/04/2025
Katiuscia leva mutirão de cidadania ao Jardim Vitória neste sábado
Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli
O bairro Jardim Vitória será o ponto de encontro da cidadania neste sábado (26.04), com a realização do mutirão “Gabinete em Movimento”. A ação social ocorre das 8h às 12h, na Escola Estadual Gustavo Kulman, e oferecerá uma série de serviços gratuitos à população, atendendo por ordem de chegada.
Idealizado pela vereadora Katiuscia Manteli (PSB), o evento conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, do deputado estadual Max Russi (PSB) e de diversos parceiros institucionais, com a participação dos programas Escola Aberta (municipal) e Escola da Família (estadual). O objetivo é facilitar o acesso da população a serviços essenciais, concentrando em um único espaço diversas atividades nas áreas de saúde, cidadania, bem-estar, cultura e lazer.
Um dos destaques da programação é o feirão de empregos para mulheres, com vagas imediatas, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher. Além disso, haverá vacinação de animais domésticos, atividades culturais e esportivas para crianças e um guarda-roupa solidário.
Confira os serviços que estarão disponíveis:
SAÚDE:
Atendimento odontológico
Tipagem sanguínea
Avaliação psicológica
Aferição de pressão e glicose
Bioimpedância e IMC
Vacinação de animais
CIDADANIA:
Orientação jurídica e previdenciária
Emissão de declaração de hipossuficiência
Emissão de certidão de nascimento
Emissão de carteira de gratuidade para pessoas com deficiência
BELEZA E BEM-ESTAR:
Esmaltação
Maquiagem
Massagem corporal
Design de sobrancelhas
Hidratação e limpeza de pele
Esfoliação de mãos
Corte masculino
Demonstração de produtos e distribuição de brindes
Parceiros confirmados:
Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (Secretaria de Integração Social e Cidadania), Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá (Secretarias da Mulher, Saúde, Esportes e Cultura), Faculdade Fasipe, AMAR/MT, AMDE, Racco, Jan Rosê, Movido Açaí, Projeto Semeando Alegria, Força Jovem, Uniasselvi, Fit Mind, Cacal UFMT, entre outros.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá paga salário e prêmio-saúde na sexta-feira (10)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Published

on

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Cuiabá leva saúde bucal para a Praça Alencastro e ultrapassa 325 atendimentos

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte de fundador da Sorveteria Nevaska

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA