CUIABÁ

Lei do Atendimento Psicossocial nas Escolas é reforçada por Michelly Alencar após caso de violência que chocou o país

Publicado em

Débora Inácio | Assessoria da vereadora Michelly Alencar 
Durante sessão ordinária on-line da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Michelly Alencar (União Brasil) reforçou a importância da inserção efetiva da  chamada “Lei do Atendimento Psicossocial” nas escolas da rede pública da capital.
A parlamentar destacou que apresentou o projeto de lei e que a retomada das discussões foi motivada pelo casol de violência sexual coletiva ocorrido recentemente no Rio de Janeiro, que chocou o país e reacendeu o alerta sobre a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.
A vereadora afirmou que os responsáveis  pelos crimes devem responder judicialmente no rigor da lei e reconheceu que há um adoecimento coletivo que atinge também jovens, muitos dos quais naturalizam comportamentos agressivos e desumanos. Segundo ela, a falta de acompanhamentos psicológico e social adequados, dentro das escolas, contribuem para o agravamento de situações como depressão, ansiedade, automutilação e até casos de suicídio entre adolescentes.
Michelly pontuou que professores e equipes pedagógicas não foram preparados para lidar sozinhos com demandas emocionais tão complexas. “É necessário que profissionais capacitados, como psicólogos e assistentes sociais estejam inseridos no ambiente escolar, fortalecendo a rede de apoio e compreendendo a realidade em que esses jovens estão inseridos”, defendeu.
A vereadora enfatizou que o enfrentamento precisa ser imediato e estruturado. Para ela, investir no atendimento psicossocial nas escolas é uma medida preventiva e essencial para reduzir índices de violência, sofrimento emocional e comportamentos extremos entre adolescentes.
A parlamentar reafirmou seu compromisso em avançar com o debate e garantir que a legislação seja efetivamente implementada, oferecendo suporte adequado às crianças e aos jovens cuiabanos.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Na reunião da Comissão de Educação, Solange Dias garante retorno das aulas em Cuiabá no dia 10

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Operação Tapa-buraco atende mais 14 bairros da capital em dois dias

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA