CUIABÁ

Maysa Leão cobra execução de emenda para revitalização do Beco do Artesanato, no centro de Cuiabá

Publicado em

Ana Claúdia Fortes – Assessoria da Vereadora Maysa Leão 
Durante a sessão desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a cobrar da Prefeitura a execução de uma emenda impositiva no valor de R$ 72 mil, destinada à revitalização do Beco do Artesanato, conhecido como Beco da Catedral, localizado ao lado da Igreja Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Segundo a parlamentar, a emenda tem como objetivo garantir condições dignas de trabalho aos artesãos que atuam no local há muitos anos e que enfrentam falta de estrutura básica, como banheiros e pias.
“Quero fazer um pedido, mais uma vez, para o município de Cuiabá, pela liberação dessa emenda tão importante para o Beco do Artesanato. Eu destinei R$ 72 mil em emenda impositiva para aquele local, onde estão trabalhadores que há décadas fazem parte da história e da cultura da nossa cidade”, afirmou Maysa.
A vereadora destacou que muitos dos artesãos que atuam no beco são pessoas com idade mais avançada, que enfrentam dificuldades diárias para exercer seu trabalho com dignidade.
“Eles não têm um banheiro para utilizar, não têm uma pia para lavar as mãos. É uma situação que precisa ser resolvida com urgência. Alguns ajustes também precisam ser feitos na cobertura do espaço, para melhorar as condições de trabalho daquelas pessoas que fazem a diferença no centro da nossa capital”, reforçou.
Maysa Leão lembrou que já visitou o local diversas vezes e manteve diálogo com representantes da Prefeitura para viabilizar a execução do projeto. “Do lado dos artesãos, está tudo certo. O que falta agora é a liberação da emenda e a execução da obra antes do fim do ano. Eles têm usado banheiros emprestados, dependem da boa vontade de outros estabelecimentos. Esses trabalhadores só querem exercer sua profissão com o mínimo de dignidade”, disse.
Por fim, a vereadora fez um apelo para que o município dê prioridade à revitalização do espaço. “O Beco do Artesanato é um patrimônio cultural vivo, que gera emprego, renda e preserva nossas tradições. O olhar do poder público precisa ser mais sensível a quem mantém viva a alma da nossa cidade”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cuiabá mantém vacina contra meningite disponível em toda a rede pública

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Published

on

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Leia Também:  Prefeito e Chefe da Casa Civil de MT discutem investimentos para Cuiabá

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

Leia Também:  Mais de 450 ciclistas participam do Pedal da Semob e doam brinquedos

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA