CUIABÁ

Michelly Alencar defende permanência da Santa Casa em Cuiabá e dá voz a pacientes na tribuna

Publicado em

Débora Inácio – Assessoria da vereadora Michelly Alencar
A vereadora Michelly Alencar utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta semana, para reforçar a importância da Santa Casa de Misericórdia para a saúde pública de Cuiabá e de todo o Estado. Durante sua fala, ela convidou a senhora Elaine Aparecida Marques da Silva para compartilhar seu relato sobre o impacto positivo dos atendimentos recebidos na unidade hospitalar e alertar sobre as consequências de um possível fechamento da instituição.
“Hoje eu trouxe a Elaine e o João, que foram pacientes da Santa Casa durante muito tempo e acompanhados pelos profissionais de lá. Eles personificam a importância de manter a Santa Casa aberta. Muitas vezes, quando falamos sobre o impacto do fechamento, não conseguimos visualizar os rostos das pessoas que dependem desses atendimentos. O João é uma dessas pessoas: se não fosse a Santa Casa e o trabalho daqueles profissionais, talvez nem estivesse aqui hoje. Isso é muito sério e precisa ser tratado com sensibilidade”, ressaltou a vereadora.
Em seu depoimento, Elaine narrou como a Santa Casa foi essencial no acompanhamento do filho, diagnosticado ainda na gestação com problemas renais que exigiam o acompanhamento de um néfropediatra.
“Quando descobrimos, ficamos completamente perdidos. Não havia médicos especializados em Cuiabá, e só encontramos acolhimento graças a um projeto da Santa Casa. Durante 12 meses, meu filho foi atendido gratuitamente. Depois, a unidade consolidou o setor de nefropediatria, e passamos a fazer todo o acompanhamento lá. É o único lugar em todo o Estado que oferece esse tipo de atendimento multidisciplinar a crianças com doenças renais. Se a Santa Casa fechar, não será só Cuiabá que ficará desassistida, mas também todas as crianças de Mato Grosso que dependem desses serviços”, destacou Elaine.
A vereadora Michelly Alencar reforçou que a Santa Casa é parte da história de Cuiabá e não pode ser deixada para trás. “São 208 anos de serviços prestados e vidas salvas. Os profissionais que ali atuam fazem muito mais do que cumprir uma jornada de trabalho: eles se dedicam de coração à causa. Cuiabá sem a Santa Casa é algo que simplesmente não podemos imaginar. É hora de unirmos forças para garantir que ela permaneça aberta, funcionando e atendendo a quem mais precisa”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cezinha Nascimento e vice-prefeita Coronel Vânia vistoriam obras do Terminal do CPA 3

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Cezinha Nascimento e vice-prefeita Coronel Vânia vistoriam obras do Terminal do CPA 3

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca mais 100 aprovados no Concurso Público da Saúde

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA