CUIABÁ

Michelly Alencar visita Horto Florestal para verificar mudas de ipês em homenagem às vítimas de feminicídio

Publicado em

Débora Inácio – assessoria vereadora Michelly Alencar&nbsp

A vereadora Michelly Alencar esteve no Horto Florestal, em Cuiabá, para verificar as mudas de ipês que foram plantadas em homenagem às vítimas de feminicídio no Estado de Mato Grosso. A ação, realizada nesta segunda-feira (27), teve a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, João Afonso Portocarreiro.
As mudas, anteriormente plantadas em área próxima ao Parque Tia Nair, foram retiradas e transferidas para o Horto, gerando questionamentos da população sobre o destino delas.
“Estamos aqui para mostrar onde estão as mudas de ipê que foram retiradas daquela área ao lado do Parque Tia Nair. Essas árvores representam as vítimas de feminicídio em nosso Estado. Foram plantadas, inicialmente, 55 mudas, mas, infelizmente, esse número aumentou. Hoje são 64, com muita dor no coração, que registramos esse crescimento”, declarou a vereadora.
Durante a visita, Michelly destacou que a ação é simbólica e tem como objetivo manter viva a memória das mulheres que tiveram suas vidas interrompidas pela violência. A parlamentar também relembrou o recente caso de Gabrieli Daniel de Souza, de 31 anos, assassinada no domingo (26), e que será homenageada com uma muda plantada em seu nome.
“Em março, no plantio original, vivemos um momento muito emocionante com a presença de várias famílias. Eu mesma plantei uma muda em memória de uma vítima de Peixoto de Azevedo. Hoje, pedi ao secretário que incluíssemos Gabrieli, de Cuiabá. Essas árvores florescerão como símbolo da luta contra o feminicídio e da lembrança eterna dessas mulheres”, completou.
O secretário João Afonso reafirmou o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a preservação da memória dessas vítimas. “Infelizmente, o número de homenagens cresceu, mas seguimos firmes com o propósito de manter viva a memória dessas mulheres. A Câmara Municipal, a Promotoria e o prefeito Abílio Brunini estão juntos nesse esforço”, afirmou.
A vereadora Michelly informou que está em diálogo com o prefeito Abílio Brunini e o secretário de Meio Ambiente para definir um novo local definitivo para o replantio das mudas, garantindo que as árvores tenham espaço adequado para crescer e continuar representando a memória das vítimas.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Feira Viva Mulher é lançada com mais de 50 expositoras no Museu do Rio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Percurso da Corrida do Legislativo Cuiabano recebe "pente fino" da Limpurb

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Servidores do HMC participam das ações voltadas à Campanha Outubro Rosa

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA