CUIABÁ

Não é estética: podóloga destaca importância dos cuidados com os pés e propõe atendimento na rede municipal de saúde de Cuiabá

Publicado em

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil
A podóloga Janaína Cardobé, em sua fala durante a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (10), destacou a importância da podologia, especialmente nos cuidados com os pés, na rede municipal de saúde da capital. O convite para a participação no evento foi feito pela presidente do Legislativo, vereadora Paula Calil (PL).
Janaína enfatizou que a atenção adequada aos pés é essencial para prevenir doenças e infecções, contribuindo para a redução de amputações. No Brasil, ocorre uma amputação a cada 20 segundos devido ao diabetes, o que representa três amputações por hora no país.
A podóloga explicou que os pés são fundamentais para a mobilidade e qualidade de vida e que, quando não tratados adequadamente, especialmente em pacientes com doenças crônicas, comprometem a autonomia e a dignidade de milhares de pessoas.
Durante a tribuna, Janaína e a vereadora Paula propuseram a elaboração de um projeto de lei para incluir a podologia na atenção primária à saúde no município, com a atuação integrada de equipes multidisciplinares e ações preventivas.
“É a ciência da saúde que cuida da investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias nos pés e membros inferiores, o que é essencial desde o nascimento até a terceira idade. O podólogo é um profissional legítimo e competente para atender essa demanda de forma eficiente. Não podemos restringir esse atendimento a uma parte da população ele precisa ser acessível a todos, principalmente às classes mais vulneráveis, por meio do SUS”, afirmou Janaína Cardobé.
Paula Calil elogiou a iniciativa da podóloga e afirmou que apresentará um projeto de lei para incluir a podologia na saúde pública da capital. “Esse projeto reforça a importância da podologia não apenas na estética, mas no diagnóstico e tratamento de patologias que, se não tratadas, podem levar a amputações. Quero também agradecer às voluntárias e alunas que já realizam esse trabalho em postos de saúde. Vocês estão fazendo história! Estão contribuindo para a prevenção e o fortalecimento da autoestima dos cuiabanos. O cuidado com os pés não pode ser privilégio de poucos, mas um direito de todos. Este projeto será tratado com a responsabilidade e urgência que ele merece pela administração pública municipal”, destacou a vereadora.
Aquidauana é uma das poucas cidades do Brasil que oferece atendimento de podologia na rede pública de saúde, realizado por profissionais concursados desde 2018. O serviço foi implantado por meio do Programa Municipal de Saúde do Pé e Saúde do Pé Diabético (Lei Ordinária nº 2.271/2013), com foco na prevenção do pé diabético e de úlceras crônicas, reduzindo em 70% o número de amputações entre os pacientes que receberam o tratamento preventivo.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vereadora Katiuscia homenageia cineasta Bruno Bini pela conquista em Festival de Gramado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura incentiva recomposição aos alunos nas disciplinas de Português e Matemática

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Câmara celebra Dia da Bandeira com participação de estudantes da Escola Dom Pedro II

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA