CUIABÁ

Paula celebra os 93 anos do voto feminino e destaca feito histórico com a primeira Mesa Diretora composta apenas por mulheres

Publicado em

24/02/2025
Paula celebra os 93 anos do voto feminino e destaca feito histórico com a primeira Mesa Diretora composta apenas por mulheres

Nathany Gomes – asssesoria Vereadora Paula Calil&nbsp

Um direito anteriormente garantido por lei apenas aos homens ganhou um novo capítulo em fevereiro de 1932. Isso porque, nesta segunda-feira (24), o Brasil comemora 93 anos da conquista do voto feminino, regulamentado pelo Decreto nº 21.076, que instituiu o Código Eleitoral, sob a liderança do então presidente Getúlio Vargas.
A data é celebrada com honra e compromisso pela atual presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL). Em 1º de janeiro de 2025, a cidade entrou para a história do país ao eleger, pela primeira vez, uma Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres.
Além de Paula, fazem parte da composição para o biênio 2025-2026 as vereadoras Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Manteli (PSB), Maysa Leão (Republicanos) e Michelly Alencar (União).
A parlamentar destaca que, apesar de quase um século dessa conquista, o direito ao voto feminino ainda é um marco recente na sociedade.
“Sempre que falamos sobre o voto feminino, temos a impressão de que esse direito existe há muito tempo, mas são apenas 93 anos. Foi uma conquista tardia, que só se tornou realidade após muita luta e resistência de mulheres guerreiras. Hoje, como presidente deste parlamento, me sinto honrada por fazer parte, mais uma vez, da história do Brasil ao compor a primeira Mesa Diretora 100% feminina. Essa conquista não é apenas minha, da Maysa, da Katiuscia, da Michelly e da Mara, mas de todas as cuiabanas e cuiabanos que acreditaram em nós. Com 19 votos favoráveis, recebemos a confiança necessária para chegar até aqui”, declarou Paula.
A mudança foi oficializada na Constituição Federal de 1934, tornando o voto feminino obrigatório para mulheres que exerciam atividades remuneradas. No entanto, foi apenas em 1965, com a reforma eleitoral, que ele se tornou de fato universal, sem distinções, ampliando a participação feminina no cenário político brasileiro.
A luta pelo voto feminino foi impulsionada por mulheres emblemáticas, como Bertha Lutz, uma das principais líderes do movimento sufragista. Outro nome de destaque foi o da médica, escritora e pedagoga Carlota Pereira de Queirós como a primeira mulher eleita deputada federal no Brasil, em 1934, pelo estado de São Paulo.
Paula expressa sua admiração por essas pioneiras e ressalta os avanços conquistados até hoje, com a crescente presença feminina em cargos eletivos.
“Evoluímos muito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Não podemos permitir que vozes como as de Bertha e Carlota sejam esquecidas. Hoje, Cuiabá tem oito vereadoras eleitas, uma legislatura que, com certeza, servirá de exemplo não apenas para a democracia, mas também como inspiração para mulheres de todas as idades. Provamos na prática que a participação feminina na política dá certo”, enfatizou a presidente.
Participação feminina no Estado
Mato Grosso conta, atualmente, com a maior representação feminina nas Câmaras Municipais de sua história. O resultado foi obtido nas Eleições de 2024, com 20% das 1.404 vagas para vereador ocupadas por mulheres, totalizando 277 eleitas. Esse número representa um aumento de 21% em relação à legislatura de 2020.
Em Cuiabá, foram eleitas oito vereadoras, o que representa um avanço significativo na representatividade feminina na política local.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Feira chega à 8ª edição e avança na revitalização Centro Histórico de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Cata-treco atende 14 bairros de Cuiabá nesta semana com recolhimento de móveis e materiais inservíveis

Published

on

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) dá continuidade, nesta semana, à operação Cata-treco, que atenderá 14 bairros da capital com o serviço gratuito de recolhimento de móveis e materiais inservíveis, entre os dias 22 e 27 de junho.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o descarte correto de itens que não são recolhidos pela coleta convencional, contribuindo para a limpeza urbana, a eliminação de pontos de descarte irregular e a prevenção de doenças como a dengue.

O serviço recolhe objetos como sofás, camas, colchões, armários, mesas, cadeiras, geladeiras e outros utensílios domésticos sem utilidade. Para garantir o atendimento, os moradores devem colocar os materiais em frente às residências até as 7h do dia programado, de forma organizada e em local de fácil acesso para as equipes.

Diariamente, cerca de 20 trabalhadores participam da operação. Os trabalhos começam às 7h e seguem até a conclusão do atendimento em cada bairro.

A Limpurb reforça que não são recolhidos restos de poda de árvores, entulho da construção civil, pneus, pilhas, baterias, vidros, latas de tinta e madeiras. Esses materiais devem ser destinados aos ecopontos ou a locais apropriados para descarte.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova projeto que regulamenta notificações eletrônicas para donos de terrenos baldios

Confira o cronograma da semana:

Segunda-feira (22/06)

• CPA I e II
• Jardim Araçá

Terça-feira (23/06)

• São Carlos
• Jardim Imperial I e II
• Novo Milênio
• Sol Nascente

Quarta-feira (24/06)

• Pascoal Ramos
• Duque de Caxias I e II

Quinta-feira (25/06)

• Boa Esperança

Sexta-feira (26/06)

• Morada do Ouro I, II e III
• Tancredo Neves
• Centro América

Sábado (27/06)

• Distrito Sucuri
• Residencial Sucuri
• Sempre Verde

A Prefeitura de Cuiabá orienta a população a acompanhar semanalmente o cronograma do programa Cata-treco pelos canais oficiais do município e a colaborar com o descarte correto dos resíduos, contribuindo para uma cidade mais limpa, organizada e saudável.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA