CUIABÁ

Prefeitura atende à demanda dos permissionários do Mercado do Porto, afirma Katiuscia

Publicado em

25/02/2025
Prefeitura atende à demanda dos permissionários do Mercado do Porto, afirma Katiuscia

Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Mantelli

“Quero parabenizar a Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abílio e os secretários municipais de Turismo, Fernando Medeiros, e de Agricultura, Felipe Corrêa, pela desinterdição provisória das bancas do Mercado do Porto. Essa conquista é fruto de uma luta conjunta de vários vereadores e dos permissionários, que buscaram apoio em diversos gabinetes da Câmara. Não foi apenas o meu gabinete que os atendeu, mas também os gabinetes dos vereadores Cássio Coelho, Dilemário Alencar, Baixinha Giraldeli e outros parlamentares que se uniram nessa causa da agricultura familiar. Quando essas demandas chegam aos gabinetes, precisamos agir rapidamente para resolvê-las. Por isso, solicitamos uma reunião com o prefeito, que prontamente atendeu ao nosso pedido e solicitou à Procuradoria Geral do Município que elaborasse decretos para definir o novo sistema de gestão e administração da Feira do Porto”, declarou a primeira-secretária, vereadora Katiuscia Manteli, durante o Grande Expediente da Sessão desta terça-feira (25).
Em reunião realizada na praça de alimentação do Mercado do Porto, no último sábado (22), Katiuscia destacou que foram entregues os primeiros certificados de autorização provisória para o uso dos boxes interditados, eliminando a atuação de intermediários que cobravam taxas para resolver pendências.&nbsp
“O prefeito Abílio ressaltou que a nova gestão será conduzida diretamente pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, rompendo com os antigos modelos de intermediação”, explicou.
Por meio do decreto municipal nº 10.878, de 21 de fevereiro de 2025, a Prefeitura estabeleceu um Termo Provisório de Permissão de Uso do Mercado do Porto “Antônio Moisés Nadaf”. O decreto também flexibiliza o prazo para a apresentação dos alvarás dos últimos três anos, permitindo que os comerciantes regularizem suas pendências, com validade de 180 dias, enquanto a Prefeitura avalia se têm direito à permissão definitiva.
Presidido pelo secretário de Turismo, Fernando Medeiros, e com o secretário adjunto, Gustavo Vandoni, na vice-presidência, foi criado um Conselho Gestor que desempenhará um papel fundamental na implementação de melhorias e na regularização dos permissionários.&nbsp
A vereadora também detalhou o novo sistema de gestão do mercado, que será organizado em quatro áreas: a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico ficará responsável pela administração geral a Secretaria de Agricultura continuará supervisionando o abastecimento da feira a segurança será de responsabilidade da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e a limpeza e manutenção ficarão a cargo da Limpurb.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Nova lei estabelece o "Julho Laranja" para reforçar cuidados com a saúde bucal

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Escola de Cuiabá cria medição de leitura dos estudantes

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Presidente da Câmara firma parceria com deputado federal para investimentos em Cuiabá

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA