CUIABÁ

Presidente da AFRIBOMT ressalta importância da campanha Fevereiro Roxo em Tribuna Livre

Publicado em

18/02/2025
Presidente da AFRIBOMT ressalta importância da campanha Fevereiro Roxo em Tribuna Livre
Nathany Gomes – Assessoria de Imprensa da Vereadora Paula Calil
A convite da presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), a presidente da Associação Mato-grossense de Fibromialgia (AFRIBOMT-DL), Carmem Miranda, destacou, durante a Tribuna Livre em sessão ordinária desta terça-feira (18), a importância da conscientização sobre o tema.
Neste mês, acontece a campanha nacional “Fevereiro Roxo”, voltada para o combate à fibromialgia, lúpus e Alzheimer. Somente no estado, de acordo com a AFRIBOMT, a fibromialgia acomete cerca de 80 mil pessoas.
Na ocasião, Carmem chamou a atenção do Poder Público para a efetividade das políticas públicas relacionadas à doença e pediu a sensibilidade dos gestores para atender aos anseios dos pacientes.
“Eu sou portadora de fibromialgia, uma doença invisível, sem cura, que já atingiu mais de 80 mil pessoas em Mato Grosso. Hoje, quero trazer à tona essa questão, que muitas vezes passa despercebida em nossa sociedade, e pedir às prefeituras e aos governos que deem mais atenção ao setor da saúde, garantindo tratamento adequado e atendimento prioritário, que tanto precisamos. Esse é o nosso desejo”, pontuou.
A fibromialgia é uma doença sem cura, caracterizada por fadiga, sono não reparador, dores e depressão. Sua maior prevalência é em mulheres com idade entre 30 e 50 anos. Durante todo este mês, diversas ações são realizadas em todo o país para fortalecer a rede de apoio, promover o diagnóstico precoce e ampliar o conhecimento sobre a doença e seus tratamentos.
Carmem também abordou outra questão muitas vezes invisível para a população: o preconceito.
“A fibromialgia não tem marcas aparentes, e isso dificulta nossa identificação na sociedade. Mas a dor existe e está presente todos os dias, tanto no corpo quanto na alma”, declarou.
A vereadora Paula Calil, por sua vez, lamentou a alta incidência da doença, especialmente entre as mulheres, e afirmou que irá atuar junto à Prefeitura de Cuiabá para garantir um melhor atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
“É muito triste ver milhares de mulheres, e também homens, sendo acometidos todos os anos. Saibam que vocês têm aqui uma vereadora que irá lutar por seus direitos e garantias, buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida. A Casa está de portas abertas para acolhê-los”, afirmou a presidente da Câmara.
No Brasil, estima-se que a enfermidade atinja entre 2% e 3% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura dá orientações para regularizar comércio de alimentos nas ruas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Paula Calil cobra ações contra violência de gênero e defende desconstrução do machismo estrutural

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Em audiência pública, Paula Calil destaca a importância da formalização no empreendedorismo feminino

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA