CUIABÁ

Secretário adjunto de Governo promove visitas e orientações nas secretarias da Prefeitura de Cuiabá

Publicado em

O secretário adjunto de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Newton Hidenori Ishii, conhecido nacionalmente como “Japonês da Federal”, tem realizado visitas e encontros com servidores nas secretarias municipais para apresentar e orientar sobre a implantação de práticas de compliance e boas práticas de gestão na administração pública.

Na Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, o encontro ocorreu no auditório da pasta e reuniu cerca de 100 servidores, convidados pela secretária municipal Hélida Vilela para conhecer de perto os objetivos da iniciativa. A agenda faz parte de uma série de visitas que o secretário vem realizando às secretarias municipais a convite do prefeito Abilio Brunini, com o objetivo de aproximar o gabinete adjunto das equipes técnicas e iniciar um diagnóstico para a implantação de práticas de compliance na administração municipal.

Durante a reunião, Ishii explicou que o primeiro momento das visitas tem caráter de escuta e aproximação institucional. Segundo ele, compreender a realidade de cada secretaria é fundamental para que as ações voltadas à integridade administrativa sejam efetivas e contribuam para melhorar os serviços públicos. “Meu objetivo é conhecer a realidade da secretaria, ir além das funções teóricas e entender o trabalho que vocês realizam no dia a dia. Fui convidado pelo prefeito para colaborar na área de compliance, garantindo que a administração pública transcorra com total transparência, ética e justiça, evitando problemas jurídicos e fortalecendo a confiança da população”, afirmou.

Ao falar sobre a importância da assistência social, o secretário destacou a dimensão humana do trabalho realizado pela pasta, que atende famílias e cidadãos em situação de vulnerabilidade. Para ele, atuar nessa área exige sensibilidade e compromisso com o bem comum. “Quem trabalha na assistência social precisa ter vocação para ajudar o próximo. Muitas vezes são pessoas que a sociedade esquece, mas que dependem diretamente da atuação de vocês. Nosso papel é orientar a gestão para evitar erros ou desvios e garantir que as políticas públicas alcancem quem realmente precisa”, declarou.

Leia Também:  Reunião de comissões na Câmara de Cuiabá vota projeto de fusão de secretarias

A recepção dos servidores também marcou o encontro. Ishii agradeceu o acolhimento e destacou a participação da equipe durante a reunião. “Fiquei muito feliz com a recepção e com o interesse de todos. Isso mostra que há um compromisso coletivo com uma gestão correta e transparente”, completou.

Fortalecimento da gestão e dos serviços

Para a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, a visita representa um momento importante de aproximação institucional e de fortalecimento das boas práticas na gestão pública.

Segundo ela, a presença de Ishii pode contribuir diretamente para aprimorar áreas estratégicas da secretaria, especialmente nos setores administrativos responsáveis pela gestão de recursos públicos. “Essa visita é extremamente positiva e foi muito bem recebida pelos servidores. Avaliamos que a contribuição do secretário Newton Ishii será de grande valia para a secretaria e, principalmente, para a população que mais precisa. As orientações sobre compliance trazem mais transparência aos contratos e nos ajudam a utilizar os recursos da melhor forma possível”, afirmou.

De acordo com a gestora, neste primeiro momento três áreas devem se beneficiar de forma mais direta das orientações sobre boas práticas de gestão: o Departamento Administrativo e Financeiro (DAF), o setor de convênios e a área de contratos. No entanto, ela ressalta que o impacto das ações deve alcançar também os serviços prestados diretamente à população. “A contribuição dele também será importante nas pontas, onde acontece o atendimento ao cidadão. Essas visitas ajudam a trazer mais clareza sobre a forma de atendimento ao público e sobre o funcionamento da ouvidoria, fortalecendo a qualidade dos serviços prestados”, destacou.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá derruba vetos do Executivo em sessão ordinária

Servidores destacam importância do compliance

Entre os servidores presentes, o encontro foi recebido com expectativa e interesse. Para muitos, a implantação de práticas representa um avanço na proteção institucional e na valorização do serviço público.

A assistente de gabinete Joselaine Paula de Carvalho avaliou que as orientações apresentadas são fundamentais para prevenir problemas dentro da administração. “O evento foi de grande valia. Nós, servidores públicos, esperamos realmente seja implementado nos órgãos”, afirmou.

No setor de recursos humanos, a servidora Luzimari também destacou a relevância da iniciativa e a surpresa positiva ao conhecer pessoalmente o secretário. “Eu achei muito bom, porque teremos mais pessoas para colaborar com o nosso trabalho e ajudar a levar nossos projetos adiante. Já tinha ouvido falar dele, mas nunca imaginei que um dia trabalharia conosco aqui. O mundo realmente é pequeno”, comentou.

Para a diretora de Gestão de Pessoas, Rose Bussiki, o encontro gerou expectativa entre os servidores e reforçou o compromisso da secretaria com a transparência administrativa. “Foi uma reunião muito importante. A transparência e o apoio que ele trouxe para conduzir as situações atuais foram fundamentais. A Secretaria de Assistência Social está de portas abertas em todos os setores para recebê-lo e colaborar no que for necessário”, destacou.

Agenda de visitas

A visita integra uma agenda institucional conduzida pelo secretário adjunto de Governo junto às secretarias municipais de Cuiabá. A proposta é apresentar o projeto, ouvir as equipes e mapear as necessidades de cada área da administração.

A expectativa é que, a partir desse diagnóstico inicial, sejam estruturadas medidas para fortalecer a governança pública, prevenir riscos administrativos e ampliar a transparência na gestão municipal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Escolas municipais de Cuiabá adotam sistema de notas numéricas para avaliar alunos

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  T.Coronel Dias propõe CPI para investigar irregularidades na Regularização Fundiária

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA