CUIABÁ

Simininas e primeira-dama participam de experiência de arte e fé no Museu Sic Bartão

Publicado em

A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, participou nesta terça-feira (17) de uma visita especial ao Museu Sic Bartão, acompanhada pelas Simininas da unidade Novo Colorado. As participantes do Programa Siminina foram recebidas pela diretora-geral do espaço, Aline Bortoli, e sua equipe, em um momento marcado por aprendizado, arte e fé.

Durante a visita, as meninas participaram de um tour guiado pela exposição “Os Improváveis”, assinada pelos artistas Luciano Maker e Edinelson Santos. A mostra reúne esculturas e telas inspiradas em histórias bíblicas e propõe uma reflexão sobre personagens que, mesmo considerados improváveis, foram escolhidos para cumprir grandes propósitos.

Atentas e participativas, as Simininas demonstraram conhecimento ao cantar hinos e louvores e interagir com as obras. Para muitas delas, assim como para a própria Samantha, foi a primeira experiência em um museu de arte cristã contemporânea, que expressa a cultura do Criador.

Elas conheceram narrativas como a de Davi, o jovem pastor que enfrentou desafios com fé e coragem, incluindo a proteção de suas ovelhas e a vitória sobre o gigante. Também foram apresentadas, por meio das esculturas, às histórias de José, que recebeu revelações por meio de sonhos, e de Paulo, cuja trajetória foi transformada por Deus, deixando de ser perseguidor para se tornar um dos principais anunciadores da fé. Uma das obras chamou atenção ao retratar, nos olhos de Paulo, a imagem do Calvário.

Leia Também:  Secretários de Cuiabá destacam estratégias contra o abuso sexual infantil

A exposição conecta as vivências dos artistas com cinco personagens bíblicos, destacando como pessoas de origem humilde podem ser transformadas por encontros e pela fé. A proposta é que o público se reconheça como alguém também capaz de ser moldado e usados para um propósito maior.

De forma descontraída, a diretora Aline Bortoli explicou às meninas a origem do nome do museu, “Sic Bartão”, revelando que se trata de um anagrama da expressão “obra cristã”. Segundo ela, a proposta do espaço é apresentar mensagens de fé, sabedoria e transformação de maneira criativa e acessível, despertando curiosidade e reflexão nos visitantes.

Samantha Iris agradeceu a recepção e destacou a importância da experiência para as meninas. Ela incentivou as participantes a valorizarem o momento e a explorarem a criatividade por meio da arte, ressaltando que iniciativas como essa fortalecem valores.

“É uma alegria poder estar aqui hoje, visitando um lugar tão diferente e especial. Muitas vezes, as pessoas nem imaginam que existe um espaço como esse em Cuiabá. Eu convido todos a conhecerem, porque é um ambiente que transmite uma mensagem muito bonita e transformadora”, afirmou Samantha.

Leia Também:  Comunidade haitiana e brasileira torcem juntas em telão instalado pela Prefeitura

A visita contou ainda com a presença do patriarca da família Bortoli, José Maria Bortoli, que fez questão de cumprimentar o grupo. A atividade foi acompanhada pela coordenadora do programa, Ivete Carneiro de Souza, além das monitoras da unidade, e contou com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, responsável pelo transporte das participantes.

O Programa Siminina atende meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento, orientação e oportunidades de desenvolvimento. Entre as atividades estão aulas de canto, balé, instrumentos musicais, oficinas de matemática, práticas esportivas, rodas de conversa, passeios culturais, palestras e apresentações. O fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e à inclusão social integra as diretrizes da gestão do prefeito Abilio Brunini.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeitura intensifica tapa-buracos na Região Sul e avança na Isaac Póvoas

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Evento no Parque das Águas contará com espaço kids totalmente gratuito

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA