CUIABÁ

Unidade de Saúde da Família leva idosos do Distrito da Guia ao Aquário Municipal

Publicado em

Um grupo de 30 idosos assistidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito da Guia, a cerca de 35 km de Cuiabá, participou neste sábado (31) de uma visita ao Aquário Municipal. Para a maioria, foi a primeira oportunidade de conhecer o local, o que tornou o passeio ainda mais especial. Encantados com os peixes e o ambiente, os visitantes também aproveitaram exposições de artesanato e culinária regional.

“Eu amei, tudo muito bonito. Nunca tinha vindo aqui”, comentou dona Thelma Jovina de Oliveira, 72 anos. Amante de viagens, ela já visitou diversas regiões do Nordeste e pontos turísticos de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães e Nobres.

O cuiabano Ides de Lara, de 90 anos, também visitou o aquário pela primeira vez. Morador da Guia há três anos, ficou impressionado com a diversidade de espécies. “Esse passeio é bom até para a saúde da gente. Os peixes são uma distração para os olhos”, afirmou.

A ansiedade, comum entre os idosos, chegou a provocar alterações na pressão arterial de alguns, segundo a enfermeira Leidiane Stoffel, responsável técnica da USF e uma das organizadoras do passeio. “Mas, tudo sob controle”, garantiu.

Leia Também:  CPI da CS Mobi entregará esclarecimentos efetivos à população, garante presidente da Câmara

Leidiane explicou que ações como essa são frequentes. “Priorizamos pontos turísticos da nossa região para valorizar o que é nosso. E, graças a parcerias como a do 10º Batalhão da Polícia Militar, por meio do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg), que forneceu o ônibus, conseguimos realizar o passeio com sucesso”, relatou.

Além da visita ao aquário, os idosos foram surpreendidos com um almoço no Restaurante Panela Velha, patrocinado por empresários do Distrito da Guia.

Outros dois passeios já estão sendo planejados para setembro e outubro, com destinos ainda a definir.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito e presidente do TCE vistoriam novo espaço para crianças de creche

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Centro Médico Infantil não registra alagamento após temporal de domingo

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA