CUIABÁ

Vereador Fred Gahyva propõe programa de apoio às mães solo em Cuiabá

Publicado em

Diego Nunes – Assessoria do vereador Fred Gahyva
O vereador Fred Gahyva (Republicanos) protocolou na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto de lei que institui o Programa Municipal de Apoio às Mães Solo em Situação de Sobrecarga. A proposta reconhece os impactos da ausência paterna na criação dos filhos e busca garantir às mães solo prioridade no acesso a programas sociais, além de abrir um debate sobre corresponsabilidade parental.
Durante a apresentação do projeto, Fred Gahyva destacou que a iniciativa nasceu da observação da realidade enfrentada por muitas mulheres em Cuiabá, que acumulam sozinhas as responsabilidades financeiras, emocionais e de cuidado dos filhos.
“Hoje em dia, a gente luta, com razão, pelas mães atípicas. Lutamos por todas as mães que têm dificuldades. Mas eu protocolei aqui um projeto para aquelas mães solo em situação de sobrecarga”, afirmou o republicano.
O parlamentar explicou que o projeto tem como um dos principais objetivos garantir prioridade no acesso a benefícios e programas sociais às mulheres que comprovarem estar em situação de sobrecarga.
“Se temos o apoio do poder público nesse momento para nos ajudar, é isso que precisamos. É uma mão amiga que se estenderá naquele momento. E esse projeto prevê, como uma das coisas importantes, a prioridade no acesso a programas sociais, para que ela não se isole e consiga enfrentar essa fase difícil”, defendeu Gahyva.
O texto do projeto reconhece que milhares de mães no município enfrentam, sozinhas, o desafio de criar seus filhos sem o apoio material, afetivo ou logístico dos genitores. Essa ausência gera impactos diretos na saúde mental, na renda familiar e no desenvolvimento das crianças.
Além das medidas locais de acolhimento, o projeto também provoca uma reflexão mais ampla, ao sugerir que o Congresso Nacional avance no debate sobre a necessidade de adequação no cálculo da pensão alimentícia, levando em conta a sobrecarga enfrentada pelas mães solo.
“Isso não é algo que talvez ela precisará para sempre. Mas é naquele momento em que ela está em situação transitória, onde precisa de ajuda e de paz. Então, é isso que precisamos fazer aqui: buscar sempre o caminho de lutar contra esse tipo de injustiça que acontece com as nossas mulheres. Agora, estou determinado”, concluiu o vereador.
O projeto agora segue para análise nas comissões permanentes da Câmara Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Nova lei obriga atendimento especializado a alunos com deficiência nas escolas municipais de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Prefeitura paga R$ 3,4 milhões e quita rescisões de servidores

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza força-tarefa histórica com 22 mil mamografias em oito meses

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA