CUIABÁ

Vereadora Dra. Mara conduz audiência pública e cobra transparência no Plano Diretor de Cuiabá

Publicado em

Marcely Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara 
A vereadora Dra. Mara (Podemos)  realizou, na última sexta-feira (24), às 9h, uma audiência pública para debater o Plano Diretor de Cuiabá. O encontro reuniu representantes do poder público, especialistas e moradores em um espaço de diálogo e cobrança sobre o futuro urbanístico da cidade.
Durante a audiência, foram discutidas as diretrizes propostas pelo município, com destaque para os impactos diretos na vida da população. O evento também abriu espaço para que moradores apresentassem críticas, sugestões e demandas relacionadas ao crescimento urbano, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida.
Com forte participação popular e presença de instituições, o debate reforçou a necessidade de construção coletiva e maior transparência no processo de revisão do Plano Diretor.
Dra. Mara destacou que o momento exige responsabilidade e escuta ativa por parte do poder público. “
O Plano Diretor define o futuro da nossa cidade e não pode ser construído distante da realidade da população. É preciso ouvir, dialogar e garantir que as decisões sejam justas e equilibradas,” afirmou.
A parlamentar também reforçou o papel do Legislativo no processo.
“Nosso compromisso é fiscalizar, questionar e garantir que o interesse da população esteja acima de qualquer decisão. Quando a população participa, o processo se fortalece e o resultado é mais legítimo,” disse.
Para a vereadora, a audiência marca apenas o início de um debate que precisa avançar. 
“Foi um primeiro passo importante, mas essa discussão precisa chegar a todas as regiões da cidade. A população precisa entender, opinar e participar ativamente da construção desse plano,” pontuou.
Ela ainda ressaltou que o debate público é fundamental para corrigir distorções e aprimorar o texto.
“Nosso papel é aproximar essas discussões da realidade das pessoas e transformar propostas em resultados concretos. O planejamento não pode ficar no papel precisa melhorar a vida de quem está na ponta,” completou.
Durante a audiência, o prefeito afirmou que o Plano Diretor propõe uma mudança de conceito ao priorizar a cidade para as pessoas, com foco em mobilidade urbana, acessibilidade e sustentabilidade.
Já o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Botura Portocarrero, destacou o crescimento acelerado da capital e os desafios de organizar esse avanço de forma equilibrada.
“Cuiabá cresceu de forma significativa nas últimas décadas, e isso exige planejamento responsável para garantir qualidade de vida à população,” afirmou.
As contribuições apresentadas durante a audiência devem subsidiar as próximas etapas de discussão do Plano Diretor, que seguirá em debate antes de sua consolidação final.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vereadora Paula Calil apresenta PL de inclusão digital para idosos, e parecer é aprovado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Concurso encerra Festival da Pamonha e premia produtores cuiabanos

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA