CUIABÁ

Vereadora Paula Calil recebe honraria do Corpo de Bombeiros Militar

Publicado em

Nathany Gomes | Assessoria da vereadora Paula Calil 
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), foi agraciada, nesta segunda-feira (1º), com a insígnia da Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II”, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A solenidade ocorreu no salão Clóvis Vettorato, no Palácio Paiaguás, e reuniu autoridades civis e militares.
A comenda é uma das mais altas honrarias da corporação e reconhece pessoas e instituições que prestam relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros ou à sociedade mato-grossense. A homenagem é regulamentada pelo Decreto nº 370/2020, que institui os graus e critérios da Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II” .
A condecoração foi entregue pelo comandante-geral da corporação, coronel BM Flávio Glédson Vieira Bezerra, responsável por conduzir a solenidade.
Na oportunidade, Paula Calil afirmou sentir-se honrada com o reconhecimento e destacou o trabalho desempenhado pelos bombeiros militares em Mato Grosso.
“Recebo essa homenagem com gratidão e profundo respeito por esta corporação que tem compromisso diário com a vida. Ser agraciada por uma instituição tão admirada reforça meu compromisso com políticas públicas que valorizem e fortaleçam a atuação dos bombeiros militares no nosso estado.”
A vereadora também ressaltou a importância da parceria entre o Legislativo municipal e a corporação.
“O Corpo de Bombeiros Militar é uma referência de coragem, eficiência e humanidade. Como presidente da Câmara, reafirmo a disposição de manter o diálogo e colaborar para que esses profissionais tenham condições cada vez melhores de trabalho”, acrescentou.
Honraria tradicional
A entrega das condecorações acontece anualmente em alusão ao Dia do Patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil, Dom Pedro II, celebrado em 2 de dezembro, conforme previsto no regulamento oficial (Art. 46)  .
A Ordem do Mérito Bombeiro Militar é dividida em três graus: Cavaleiro, Oficial e Comendador, e pode ser concedida a bombeiros militares, agentes das forças de segurança, autoridades civis e instituições que tenham contribuído de forma relevante para o fortalecimento da corporação e para a proteção da sociedade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito entrega ginásio revitalizado e reforça compromisso com investimentos no esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Prefeito entrega ginásio revitalizado e reforça compromisso com investimentos no esporte

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá conquista o Selo Ouro de qualidade em Transparência Pública

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA