MATO GROSSO

Ação do Detran e parceiros busca conscientizar motociclistas e reforçar estoque de sangue

Publicado em

As instituições que compõem o Grupo Técnico do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito de Mato Grosso (PNATRANS), coordenado pelo Detran-MT, em parceria com o MT Hemocentro de Cuiabá, vão lançar, no próximo sábado (16.5), a campanha de doação de sangue “Maio Amarelo: união pela vida”.

A ação social faz parte da programação da campanha Maio Amarelo de 2026 e terá como foco os motociclistas, que são os mais vulneráveis nas ocorrências de sinistros de trânsito em geral, e também atender a demanda do Hemocentro no aumento dos estoques de bolsas de sangue, uma vez que o local atende todo o Estado de Mato Grosso.

O lançamento da campanha de doação de sangue será no sábado, com a participação de representantes das instituições, e será aberta a toda população a partir da segunda-feira (18.5).

Quem quiser contribuir, basta comparecer ao MT Hemocentro, na rua 13 de Junho, nº 1.055, no centro de Cuiabá, e fazer a sua doação.

Leia Também:  Foragido da Justiça de Minas Gerais por latrocínio é preso pela Força Tática em Várzea Grande

Para doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e bem alimentado.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

No dia 30 de maio, para encerrar as atividades do Maio Amarelo, ocorrerá o Moto Encontro, na sede da Companhia Raio da Polícia Militar, que irá reunir os motoclubes com diversas ações, entre elas uma instrução ministrada pela Polícia Militar na pista do Raio, óculos simulador de embriaguez, simulador de impacto da Nova Rota Oeste, entre outras ações.

“A ideia é alinhar o encontro entre os motociclistas com orientações e treinamento para maior segurança dos motociclistas, pois eles estão entre os mais vulneráveis no trânsito, além de celebrar a união de esforços por um trânsito mais seguro e harmônico”, falou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Leia Também:  Participação de operadores e prefeituras garante resultados concretos para Mato Grosso

Maio Amarelo

Este ano a campanha Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A proposta é uma reflexão de que não basta apenas ver, é preciso enxergar, de fato, quem está ao seu redor, reconhecendo que cada pessoa no trânsito tem uma história, uma vida e o direito de chegar em segurança.

Ao longo do mês estão acontecendo diversas ações educativas como palestras com estudantes, motoristas profissionais, em empresas, órgãos públicos, ação do Amigo da Rodada, abordagens educativas com pit stop em avenidas de grande fluxo de veículos, entre outras atividades de sensibilização em prol de um trânsito mais seguro em todo o Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Seduc divulga resultado preliminar das inscrições do Edital Educarte 2026

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Parceria entre bombeiros e comunidade reduz focos de calor em 95% no Pantanal

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA