O prefeito de Brasnorte, Edelo Marcelo Ferrari, destacou, nesta terça-feira (24. 2) que a parceria com o Governo de Mato Grosso tem ajudado no desenvolvimento do município.
“Desde 2019, avançamos com asfaltamento de bairros e outras melhorias, como no aeroporto municipal. São ações que fortalecem a economia e atendem diretamente a população”, afirmou.
Durante agenda em Brasnorte, o governador Mauro Mendes destinou R$ 6 milhões para asfaltamento de ruas e avenidas no Centro e nos bairros Jardim Califórnia, Jardim Primavera, Alphaville, Parque das Nações, Renascer, Residencial das Pedras e Pôr do Sol. Ele também entregou caminhão-pipa e caminhonete as ações na agricultura familiar no município.
“O desenvolvimento precisa chegar às pessoas. Ao mesmo tempo em que avançamos na Educação, com programas como o MT no Mundo, também ampliamos os investimentos em infraestrutura. Mato Grosso é o maior produtor de alimentos do país e tem potencial para crescer ainda mais, gerando renda e oportunidades tanto na cidade quanto no campo”, declarou.
Desde 2019, o Governo do Estado tem ampliado os investimentos na região, com a recuperação de 177 quilômetros da MT-170, rodovia estratégica para municípios do Noroeste mato-grossense, além da pavimentação de 38 quilômetros da MT-242. Em Brasnorte, as ações também incluíram melhorias em vias urbanas, entrega de ambulância e de ônibus escolar, bem como a realização de cirurgias eletivas. Nos últimos sete anos, o município já recebeu R$ 406,8 milhões em investimentos em todas as áreas.
O deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou que os resultados são fruto da atuação conjunta entre Governo do Estado e lideranças locais. “Quando há união de esforços, os investimentos se transformam em desenvolvimento real, com impacto social e oportunidades para a população”, disse.
Solenidade
Participaram da solenidade os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Chico Guarnieri e Sebastião Rezende, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), coronel PM César Roveri (Segurança Pública) e coronel PM Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), além de lideranças locais e representantes da sociedade civil.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.