MATO GROSSO

Alunos conhecem funcionamento dos órgãos públicos e refletem sobre ética digital

Publicado em

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promoveram, nesta terça-feira (21.10) mais uma ação do programa “Estudante – Cidadão do Futuro”, com a participação de cerca de 150 alunos de 10 escolas estaduais. A programação contou com palestra sobre cidadania digital, visita guiada às instalações da CGE e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e tour pelo Centro Político Administrativo.

A atividade teve como propósito aproximar os jovens das instituições públicas e estimular a reflexão sobre ética, cidadania e responsabilidade no ambiente digital. Durante a palestra, o professor de filosofia da CGE, Douglas Remonatto, destacou a importância de desenvolver consciência crítica e valores éticos nas interações virtuais.

“Assim como existe um Google externo, onde buscamos informações, existe também um Google interno, onde buscamos nossos valores e referências. É a partir dele que tomamos decisões, mesmo quando ninguém está olhando”, ressaltou Remonatto.


Os aspectos destacados pelo professor chamaram a atenção dos alunos. “Foi uma conversa que abordou a realidade do mundo. O palestrante falou sobre a hierarquia das informações na internet, e isso me cativou”, comentou Nilo Francisco, estudante da Escola Estadual Raimundo Pinheiro.

Após o momento de reflexão, os estudantes participaram de uma visita guiada à CGE, onde conheceram as áreas de ouvidoria, auditoria e corregedoria, compreendendo como essas estruturas atuam na promoção da ética e da transparência na gestão pública.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que usava nome falso há 10 anos

Na sequência, o grupo visitou o TRE e conheceu o memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense, o depósito de urnas eletrônicas e houve também uma simulação de votação, que permitiu entender de forma prática o funcionamento do processo eleitoral brasileiro.


A secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT, Aline Landini, destacou o papel formativo do programa e o valor do contato direto dos estudantes com os órgãos públicos.

“Essa troca é fundamental para aproximar os jovens da administração pública e fortalecer a cidadania. Eles são os responsáveis pelo futuro, e queremos compartilhar conhecimento, mas também aprender com suas experiências”, afirmou.

A experiência também foi bem avaliada pelos alunos. Nicoly Ferrari, da Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, destacou o aprendizado sobre ética digital e transparência.

“Achei muito interessante a palestra sobre o uso ético da internet. O professor trouxe exemplos fáceis de entender. Gostei também de conhecer o prédio da CGE e do TRE, ver as urnas eletrônicas e aprender sobre ouvidoria. Foi uma visita cheia de aprendizado”, disse.

Já Letícia Romero, estudante da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, destacou o caráter transformador da atividade: “O projeto nos ajuda a adquirir conhecimentos que não vemos no dia a dia. Ele nos ensina e esclarece sobre diversos assuntos, inclusive sobre o futuro”.

Leia Também:  Seduc amplia consultas para converter escolas e avança rumo a 205 unidades cívico-militares em 2026


Para o coordenador de auditoria interna do TRE, Daniel Taurines, a participação dos jovens em iniciativas como essa é essencial para o fortalecimento da democracia. “Aproximar o jovem do TRE é incentivar o exercício da cidadania. Quando eles conhecem como é feita uma eleição, compreendem a importância da participação social e passam a atuar como agentes de controle e transformação das políticas públicas”, concluiu.

Sobre o programa


Lançado no dia 14 de outubro, “Estudante – Cidadão do Futuro” tem o propósito de promover a cidadania, a integridade e a participação social de alunos de escolas estaduais na gestão pública por meio de ações educativas e culturais.

Nesta primeira edição, participam 10 escolas estaduais, cada uma representada por grupos de 15 alunos do ensino médio e um professor orientador. Além das atividades desta terça-feira (21.10), os estudantes participarão de uma oficina de produção de vídeos curtos sobre “Cidadania e Ética Digital”.


Os melhores trabalhos serão premiados em dezembro, com certificados e prêmios em dinheiro. Além do TRE, o programa conta com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom-MT), Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) e Receita Federal.

Saiba mais em: estudantecidadaodofuturo.mt.gov.br

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Mato Grosso deve liderar PIB dos estados brasileiros em 2025 e crescer quase o triplo da projeção nacional

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Seduc amplia consultas para converter escolas e avança rumo a 205 unidades cívico-militares em 2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA