MATO GROSSO

Atletas com deficiência representam MT nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Publicado em

O primeiro grupo de estudantes que representam Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares embarcou, nesta segunda-feira (17.11), para São Paulo (SP). Até sexta-feira (21), os atletas, com idades entre 11 e 17 anos, competem nas modalidades de atletismo, goalball, halterofilismo e taekwondo.

A viagem é custeada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também chefia a delegação mato-grossense, além de ter promovido as seletivas estaduais para definir os representantes do Estado na competição nacional.

“Esses jovens são exemplos de orgulho e de superação para todos nós. É uma satisfação poder oferecer políticas públicas que possibilitam essa vivência incrível no esporte paralímpico”, destaca o secretário da Secel, David Moura.

Consolidado como um dos principais programas de identificação e formação de jovens talentos do esporte paralímpico no país, a competição escolar nacional reúne mais de 2 mil atletas das 27 unidades federativas.

A cerimônia de abertura foi realizada na noite de segunda-feira (17). E nesta terça-feira (18), o dia já é de classificação funcional, que agrupa os atletas de acordo com o grau de deficiência, em cada modalidade específica. As disputas começam na quarta-feira (19), a partir das 8h.

Leia Também:  Governo de MT paga salário de servidores estaduais nesta sexta-feira (27)

Nessa primeira etapa, são 29 atletas representando Mato Grosso. No segundo bloco de competições, que ocorre de 26 a 28 de novembro, o Estado levará mais 23 atletas para competir nas modalidades de natação, badminton, tênis de mesa e bocha.

Considerando as duas etapas da competição nacional, a delegação mato-grossense conta com representantes dos municípios de Alta floresta, Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande. Técnicos, atletas-guias, acompanhantes e assistentes integram também a equipe de Mato Grosso.

Promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares envolvem atletas com deficiência física, visual e intelectual. Toda a programação ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo (SP).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Polícia Militar apreende sete quilos de diversos entorpecentes em Sorriso

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Governo realiza pagamento de maio do Cartão SER Família nesta terça-feira (12)

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA