MATO GROSSO

Bombeiros do 6º Comando Regional vencem Desafio de Salvamento Veicular e vão representar MT em competição nacional

Publicado em

A equipe de bombeiros militares representante do 6º Comando Regional de Bombeiros Militar, da região de Tangará da Serra, foi a vencedora do 3º Desafio de Salvamento Veicular promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) em Cuiabá. A vitória credencia o 6º CRBM a representar a corporação na competição nacional.

Nomeada como CR-6, a equipe superou outras nove equipes que participaram do desafio, representando todas as unidades operacionais da corporação no Estado. O CR-6 obteve 513,5 pontos, sendo destaque nas funções de comando, equipe técnica e atendimento pré-hospitalar.

O anúncio da equipe vencedora ocorreu na sexta-feira (16.5), durante a solenidade de encerramento do 3º Desafio de Salvamento Veicular. A competição colocou à prova a capacidade das equipes de lidar com situações críticas de acidentes automobilísticos, exigindo rapidez, precisão e trabalho integrado para garantir o resgate seguro de vítimas presas às ferragens.

O objetivo era aproximar as simulações, realizadas durante os três dias de desafio, das condições reais enfrentadas no serviço operacional, a fim de melhor capacitar os bombeiros militares para a prestação de um serviço mais ágil e eficiente à população em caso de acidentes veiculares.

De acordo com o capitão BM Caique Xavier Lima, comandante da equipe vencedora e da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), a conquista é resultado do sólido conhecimento e comprometimento dos militares, além da experiência adquirida em edições anteriores do desafio.

“Mesmo sem uma preparação inicial muito boa, mas viemos com força de vontade, com os conhecimentos técnicos adquiridos pelos militares durante os cursos e especializações ao longo da carreira, e com base na experiência de ter vivenciado o desafio no ano passado, quando ficamos entre os três primeiros, mas não conseguimos concluir uma das provas. Este ano, nossa meta era evoluir. Viemos com mais calma, com foco e com uma equipe muito concentrada”, afirmou.

Leia Também:  Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

Um dos grandes desafios desta edição, segundo o capitão Caique, foi a presença de duas vítimas nos cenários simulados, exigindo dos bombeiros militares uma avaliação criteriosa das condições clínicas e a definição precisa da ordem de resgate dessas pessoas, além do domínio das técnicas de desencarceramento.

“Nossa equipe de atendimento pré-hospitalar foi essencial para identificar qual vítima precisava de extração imediata. Conseguimos aplicar todas as técnicas de desencarceramento com êxito. É um cenário desafiador. O protocolo é muito bem definido, então o militar precisa estar habituado a executá-lo corretamente. Ele não pode falhar nas fases e deve seguir uma sequência lógica. Não basta o bombeiro ser forte ou ter habilidade para manusear equipamentos pesados. É fundamental ter conhecimento técnico e saber aplicá-lo”, destacou o capitão.

Agora, os vencedores seguem para representar a corporação e o Estado em uma disputa nacional, levando consigo não apenas o reconhecimento, mas também o compromisso com um serviço de resgate e salvamento cada vez mais qualificado.

“Como nossa equipe é formada por militares de cidades de Tangará da Serra e Juína, enfrentamos dificuldade para treinar juntos. São 500 quilômetros entre as cidades. Mesmo assim, com apoio e organização, vamos conseguir realizar treinamentos conjuntos, melhorar cada vez mais e representar Mato Grosso da melhor forma possível, no lugar onde merecemos estar: o primeiro”, concluiu o capitão Caique.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atua em ocorrências com animais silvestres e domésticos nesta segunda-feira (27)

Ao parabenizar os vencedores, participantes e a organização, o coronel BM Marcelo Augusto Reveles Carvalho destacou a importância do desafio como uma oportunidade para que os 64 bombeiros militares competidores desenvolvam suas técnicas, coloquem em prática o que aprenderam e continuem aprimorando seus conhecimentos.

Ele também ressaltou a troca de experiências entre os comandos regionais como um fator essencial para fortalecer a padronização dos procedimentos, com profissionalismo e eficiência, e a qualidade do atendimento operacional.

“É muito importante que treinamentos como esse se tornem cada vez mais frequentes. Eles contribuem para que a tropa esteja mais preparada, com o olhar treinado para identificar riscos logo no primeiro contato. Isso facilita a tomada de decisão rápida e precisa por parte do comandante da operação, garantindo a segurança tanto da equipe quanto das vítimas. Quem ganha com isso, sem dúvida, é a sociedade”, finalizou o coronel.

Além da equipe CR-6, também se destacaram na competição a equipe do 5º Comando Regional de Bombeiros Militar e a equipe Rescue Fem, formada exclusivamente por bombeiras militares. As duas equipes conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O 3º Desafio de Salvamento Veicular contou com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que cedeu os 22 veículos usados no desafio, além das empresas Pantanal Shopping, Resgatécnica, Grupo Canopus, Saga BYD, Sicredi, PRP Borges, LP Engenharia, GM Engenharia, Fecomércio, Grupo Aldo, entre outros apoiadores.

Leia também – Bombeiros mostram técnica e agilidade durante 3º Desafio de Salvamento Veicular

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc capacita gestores para aperfeiçoar coleta de informações do Censo Escolar em Mato Grosso

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (23.6), o 2º Encontro Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, reunindo gestores, técnicos municipais, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e instituições parceiras para alinhar estratégias, aperfeiçoar a coleta de informações e reforçar a importância dos dados na formulação de políticas públicas educacionais. O evento ocorre no Espaço de Eventos da Seplag e segue até quarta-feira (24).

Durante a abertura, o coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, destacou que os dados produzidos pelas escolas são fundamentais para orientar decisões e investimentos na educação. “Os dados iluminam caminhos. É por meio deles que direcionamos o trabalho das secretarias municipais, estaduais e das escolas. Este encontro foi preparado com muito cuidado para que todos possam trocar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer ainda mais esse trabalho coletivo”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, ressaltou que a qualidade das informações registradas no Censo Escolar está diretamente ligada à eficiência da gestão pública e ao uso responsável dos recursos destinados à educação. Segundo ela, cada dado fornecido pelas escolas influencia o planejamento de ações voltadas à melhoria do ensino.

Leia Também:  Governo de MT e Nova Rota entregam nova ponte da Rodovia dos Imigrantes em Várzea Grande

“Quem está na ponta faz toda a diferença. São vocês que garantem a qualidade das informações que chegam ao Estado e ao Governo Federal. Um dado bem preenchido permite políticas públicas mais assertivas, melhora a aplicação dos recursos e fortalece a equidade na educação”, enfatizou a secretária.

Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o auditor público externo Volmar Bucco Júnior destacou que informações confiáveis são indispensáveis tanto para a fiscalização quanto para a construção de soluções que contribuam para a melhoria da educação. “Não existe política pública eficiente sem informação precisa. Além de fiscalizar, o Tribunal tem atuado para induzir boas práticas, promover diagnósticos e colaborar para que os dados sirvam efetivamente à transformação da realidade educacional”, afirmou.

O coordenador do Sistema Informatizado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcos Rogério, lembrou que cada registro realizado pelas escolas representa um estudante e pode impactar diretamente a definição de políticas públicas. “Quando os dados chegam ao sistema, eles se transformam em estatísticas, mas, na escola, cada número representa um aluno. Se um estudante faltar no Censo, nosso trabalho falhou para aquela criança. Cada informação faz diferença”, disse.

Leia Também:  Força Tática prende dupla por tráfico de drogas e apreende sete tabletes de maconha

Representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Simoni Borges reforçou que o preenchimento correto das informações vai muito além do número de matrículas. Segundo ela, detalhes sobre infraestrutura, tecnologia e condições das unidades escolares são essenciais para garantir recursos e elevar a qualidade da gestão educacional.

“O Censo Escolar é a base para definir políticas públicas e investimentos. Precisamos dar a devida importância a todas as informações solicitadas, pois são elas que qualificam os municípios e asseguram melhores condições para atender nossos estudantes”, destacou.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes assistem a palestras, painéis técnicos e estudos de caso sobre análise de dados, educação em tempo integral, educação especial, procedimentos de cadastro e boas práticas no preenchimento do Censo Escolar. A iniciativa busca reduzir inconsistências nas informações, qualificar os registros e fortalecer o uso dos indicadores educacionais no planejamento das redes estadual e municipais de ensino.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA