O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na manhã deste domingo (20.7), três vítimas de um acidente de trânsito na Avenida Miguel Sutil, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá. As vítimas estavam em um veículo que colidiu com um poste de energia.
As equipes de resgate do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) e do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para reforçar o atendimento realizado inicialmente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três viaturas do CBMMT, sendo duas unidades de resgate, foram enviadas para prestar apoio.
Ao chegarem no local, os bombeiros encontraram três vítimas, sendo dois homens e uma mulher. Todos estavam conscientes e orientados. A mulher relatava fortes dores abdominais, enquanto um dos homens apresentava um corte na cabeça.
As vítimas foram socorridas conforme os protocolos de atendimento pré-hospitalar e estabilizadas. Em seguida, foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá para avaliação médica.
A Polícia Militar também esteve no local para prestar apoio à ocorrência. Não há informações sobre as circunstâncias que causaram o acidente.
Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar
O Corpo de Bombeiros Militar tem atuado nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar na Baixada Cuiabana desde a implementação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, no início deste mês. A iniciativa é fruto de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Essa parceria viabilizou a instalação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), neste mês de julho. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu passaram a atuar de forma integrada e coordenada, mantendo a operacionalidade do número 192 e otimizando a regulação das ocorrências nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.