MATO GROSSO

Detran promove 1º Curso de Formação de Instrutor de Trânsito para professores da Rede Estadual

Publicado em

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) capacita, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 23 professores da Rede Estadual no 1º Curso de Formação de Instrutores de Trânsito.

Desde 6 de junho, os profissionais da educação são capacitados para atuarem como Instrutores de Trânsito. Assim, eles podem ministrar a formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular no ensino médio, em conformidade com as disposições da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 265/2007.

O curso terá duração de 180 horas, será realizado aos finais de semana e na modalidade de ensino presencial. O corpo docente é formado por servidores do Detran e da Seduc, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de psicólogo credenciado.

Serão abordados diferentes temas como: fundamentos da educação, didática, Língua Portuguesa, legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e medicina de tráfego, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, psicologia aplicada à segurança no trânsito, noções sobre o funcionamento do veículo de 2 e 4 rodas / mecânica básica e prática de direção veicular em veículo de 2 ou 4 rodas.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno permanece liberado nos dois sentidos neste fim de semana

Além das aulas teóricas, os professores também terão o momento da prática de ensino supervisionado, que será realizada junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Para a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, o curso busca contribuir para a melhoria da formação de condutores e, por conseguinte, para a redução do número de mortes e lesões no trânsito.

“A reversão do quadro de violência instaurado no trânsito passa, necessariamente, pela melhoria do processo de formação de condutores, e a oferta do Curso de Formação de Instrutores de Trânsito para professores da rede pública estadual de ensino possui esse objetivo”, pontuou.

A diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, enfatizou que os professores possuem a didática de ensino e, com a formação de instrutores de trânsito, eles serão os facilitadores na formação teórica aos alunos do ensino médio que pretendem obter a 1ª habilitação.

“Isso vai agilizar o processo para obtenção da CNH assim que atingirem a idade mínima para iniciar a parte prática, que é de 18 anos. Essa capacitação vai promover a sensibilização dos futuros motoristas para que sejam mais responsáveis e empáticos no trânsito”, disse.

Leia Também:  Mixto estreia na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino após fomento do Governo de MT

A Coordenadora de Desenvolvimento da Seduc, Mary Diana Rodrigues, ressaltou que a participação dos professores no Curso de Formação de Instrutores de Trânsito representa uma importante ação de valorização e desenvolvimento profissional no escopo das políticas do programa EducAção 10 anos.

“Além de ampliar os saberes pedagógicos, essa formação diversifica o repertório de atuação docente e fortalece o protagonismo dos educadores na promoção de uma cultura de cidadania e responsabilidade social. A iniciativa valoriza a carreira docente, potencializa a atuação dos professores no Ensino Médio e contribui para a oferta de uma educação mais contextualizada e conectada às demandas da vida em sociedade. Nesse contexto, a parceria com o Detran-MT é primordial para integrar o conhecimento técnico à prática pedagógica, promovendo avanços na educação pública do Estado, bem como na segurança no trânsito em Mato Grosso”, disse.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno permanece liberado nos dois sentidos neste fim de semana

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Escola de Música Cuiabana realiza show de encerramento no Cine Teatro Cuiabá nesta quarta-feira (30)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA