MATO GROSSO

Documentário sobre turismo histórico e cultural de Cuiabá estreia nesta segunda-feira (22)

Publicado em

Ruas, praças, igrejas e cantos boêmios de Cuiabá ganham vida em um roteiro que mistura história, arte e poesia. É o que promete o documentário No Coração de Cuiabá, que estreia na segunda-feira (22.9), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, dando início a um projeto turístico-cultural que transforma o Centro Histórico em palco da cultura cuiabana. A obra contou com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Dirigido por Luiz Marchetti, o filme apresenta cinco rotas turísticas temáticas. Patrimônio Histórico, Praças e Espaços de Convivência, Artes e Intervenções Urbanas, Boêmia e Gastronômica, e Rota da Fé, com depoimentos, performances e imagens de drone que transformam Cuiabá em palco vivo da cultura local.

O projeto envolve dezenas de artistas cuiabanos, como Coral Desvendar, Estela Ceregatti, Grupo Sasminina, banda Strauss, Karola Nunes, Caio Espíndola e Pretta Jana, que se apresentam em locais emblemáticos como Praça da Mandioca, Museu da Imagem e do Som, Escadaria do Beco Alto e Morro do Bom Despacho.

Leia Também:  "Mato Grosso é um exemplo de estado que cresce, dá certo e tem gestão séria", afirma governador de MG

Segundo a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, o projeto valoriza a história e a identidade cuiabana, promove a economia criativa e consolida o Centro Histórico como polo turístico e cultural, integrando tradição e inovação e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade.

“Mais do que um documentário, ele transforma o Centro Histórico em um roteiro turístico vivo, onde ruas, praças, igrejas e espaços boêmios contam a história da cidade e recebem a expressão dos nossos artistas locais. É uma oportunidade única para moradores e visitantes redescobrirem a alma de Cuiabá, integrando turismo, cultura e economia criativa”.

Roteiros apresentados

O documentário apresenta diferentes circuitos turísticos elaborados para estimular a economia criativa, gerar oportunidades e fortalecer a conexão entre moradores e visitantes. Entre eles estão: Caminhos do Centro Histórico, Sabores da Cidade, Arte e Cultura Viva, Natureza e Aventuras e Turismo de Experiência.

Esses roteiros contemplam locais como o Centro Histórico, Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, Museu do Rio Cuiabá, Mercado Municipal, Palácio da Instrução e Casa do Artesão.

Leia Também:  Polícia Civil prende agressor por lesão corporal, ameaça e descumprimento de medida protetiva em Cuiabá

Além de promover os atrativos locais, o documentário busca despertar o orgulho dos mato-grossenses em relação à própria história e patrimônio, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a preservação das tradições.

O projeto é uma realização do Instituto Cordemato, com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, IFMT, Prefeitura de Cuiabá, Centro Audiovisual Luiz Marchetti e Muxirum Cuiabano.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema entrega 14 caminhões para fortalecer a gestão de resíduos sólidos em municípios de Mato Grosso

Published

on

MA Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta quinta-feira (25.6), a entrega de 14 veículos, sendo 10 caminhões caçambas e quatro compactadores de lixo que vão auxiliar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em municípios de Mato Grosso. A ação foi executada pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do órgão ambiental.

Ao todo serão 50 caminhões. Outros três caminhões compactadores já haviam sido retirados pelos municípios na semana passada, e mais 33 ainda serão entregues ao restante dos municípios beneficiados.

Conforme a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, os municípios beneficiários deverão comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, observando as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da legislação estadual vigente e dos respectivos instrumentos de licenciamento ambiental.

Para Osmar Froner, prefeito de Chapada dos Guimarães, um dos municípios beneficiados, essa parceria entre estado e município é de grande importância para o fortalecimento dos serviços públicos.

“É muito importante nós estarmos recebendo esses equipamentos para começar a destinação dos resíduos sólidos dos nossos municípios. O lixo é uma questão séria em todos os municípios do Brasil e, em Mato Grosso, o governo começa a atender os municípios com esse olhar de contribuição, de parceria para termos uma coleta de menor custo que seja viável para nós”, ressaltou o prefeito.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra servidor investigado por estupro

*Com a supervisão da jornalista Clênia Goretth

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA