A participação da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) no Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta terça-feira (9.9), em Brasília (DF), foi marcada por protagonismo e contribuição efetiva. Para o secretário de Educação, Alan Porto, o evento representou mais uma oportunidade de mostrar como políticas construídas com escuta ativa e colaboração entre redes podem impactar positivamente a vida dos estudantes e a qualidade da educação.
Segundo o secretário, o grande diferencial da política de Mato Grosso foi ter colocado os estudantes no centro do processo. “Escutamos cerca de 70 mil adolescentes. Eles mostraram suas prioridades, suas dores e suas expectativas. Essa escuta foi fundamental para que a política refletisse a realidade da sala de aula e não apenas um documento técnico”, explicou Porto.
Do ponto de vista pedagógico, a iniciativa representa um salto. Ao articular currículo, avaliação e uso de tecnologias, o estado busca corrigir desigualdades e oferecer trajetórias de aprendizagem mais consistentes.
“Garantir equidade não é dar o mesmo para todos, mas sim oferecer as condições necessárias para que cada estudante avance. E isso só é possível com planejamento, inovação e colaboração entre Estado e municípios”, defendeu o secretário.
No campo social, a política tem impacto ainda mais profundo: reforça o papel da escola como espaço de inclusão e pertencimento para milhares de adolescentes. Porto destaca que, ao ouvir gestores, professores e conselhos de educação, a Seduc mostrou que o diálogo é o caminho para superar desafios históricos.
“Educação de qualidade se constrói com confiança, corresponsabilidade e, acima de tudo, compromisso com os jovens que estão na ponta do sistema”, afirmou aos presentes.
Para ele, Mato Grosso demonstra que investir na governança e em políticas consistentes é também investir no futuro do estado. “Nosso objetivo é simples e desafiador: fazer com que cada estudante dos anos finais tenha a chance de aprender mais, permanecer na escola e sonhar mais alto. Isso é transformar a educação em ferramenta de justiça social”, concluiu Alan Porto.
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.