MATO GROSSO

“Governo de MT conduz suas políticas ambientais com eficiência”, afirma major do Corpo de Bombeiros do Acre

Publicado em

O major do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), Francisco Carlos Santos de Freitas Filho, afirmou que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) se tornou referência nacional nas políticas de prevenção aos incêndios florestais.

“No Acre, nós estamos à frente das ações de prevenção, e muitas das iniciativas que buscamos implementar se baseiam nas estratégias do CBMMT, que é uma unidade reconhecida nacionalmente. Mato Grosso tem conduzido suas políticas públicas ambientais com eficiência para além da prevenção”, afirmou o major, que é comandante Operacional de Rio Branco e coordenador de Operações Ambientais do CBMAC.

Uma comitiva de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/AC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC) esteve em Cuiabá, nesta quarta-feira (30.4), para conhecer a estrutura operacional do CBMMT e as ações do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

A visita técnica teve como objetivo apresentar as estratégias, metodologias e boas práticas operacionais adotadas em Mato Grosso para a prevenção, resposta e investigação de incêndios florestais. A intenção é contribuir para a capacitação e o aprimoramento das ações e políticas públicas ambientais no Estado do Acre.

“Pelo que já pudemos observar, diante da credibilidade do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso no enfrentamento aos incêndios, é possível ver que esta corporação já atua com autonomia e eficiência. Tudo isso é fruto de uma construção sólida ao longo do tempo. Aqui encontramos muitos especialistas, e queremos levar conosco o máximo de informações possíveis”, completou o major Francisco.

Leia Também:  Polícia Civil apreende quatro caminhões adulterados em operação de combate à clonagem de veículos

Durante o encontro, a comitiva acreana pode conhecer a estrutura física e os protocolos operacionais do BEA, além de terem acesso ao Planejamento da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) de Mato Grosso, que prevê a ampliação do efetivo operacional e a implementação de novas ações estratégicas para o enfrentamento do período crítico no estado. Neste ano, o Governo de Mato Grosso investirá R$ 78 milhões diretamente nas ações de combate aos incêndios realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Além das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, a comitiva também aprofundou seus conhecimentos sobre os procedimentos adotados pelo BEA na realização de perícias ambientais, nas atividades de fiscalização e na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) relacionados a crimes ambientais. O grupo também conheceu mais sobre a dinâmica de integração entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Polícia Ambiental de Mato Grosso nesse processo.

Para o chefe da Divisão de Controle Ambiental (DCOAM) do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Daniel Nogueira Souza do Valle, o modelo adotado pelo CBMMT se destaca como exemplo bem-sucedido, especialmente pela integração entre as ações de combate, prevenção, investigação e responsabilização de ilícitos ambientais.

Leia Também:  Sine Estadual disponibiliza mais de 2,5 mil vagas de trabalho nesta semana

“Ninguém quer reinventar a roda. Buscamos ampliar nosso conhecimento com base em quem está obtendo resultados concretos. Mato Grosso tem se destacado nesse cenário. No Acre, estamos estruturando ações dentro da nossa sala de situação e nosso objetivo vai além da integração. Queremos desenvolver soluções conjuntas, inspirados no exemplo de Mato Grosso”, afirmou.

O encontro reforça a cooperação institucional entre os Estados, promove o intercâmbio de conhecimentos e fortalece a atuação conjunta no enfrentamento aos incêndios florestais e à degradação ambiental. Nos últimos anos, Mato Grosso se consolidou como referência nacional em estratégias de combate a incêndios florestais, tanto pela atuação em campo quanto pela disseminação do conhecimento técnico com outras unidades da federação.

“Compartilhar nossas experiências, aprendizados e tecnologias com outros estados é fundamental para fortalecer a rede de combate aos incêndios florestais no país. Essa troca beneficia não apenas as corporações, mas toda a sociedade”, afirmou o comandante do BEA, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Polícia Civil apreende quatro caminhões adulterados em operação de combate à clonagem de veículos

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Defesa Civil de MT e Paranatinga articulam construção do Plano de Contingência para situações de risco

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA