MATO GROSSO

Jaguatirica de MT resgatada em queimada se adapta bem a Zoológico de São Paulo após transferência

Publicado em

A jaguatirica, que foi destinada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para o Zoológico de São Paulo, por meio da parceria com a Latam Cargos, se adapta bem ao local.

Após se recuperar da viagem, na última terça-feira (20.5), o felino passará por mais exames na quarentena de modo a certificar que está apto para integrar o plantel do zoo.
O transporte foi feito por meio do programa Avião Solidário, que promove, de forma gratuita, o envio de animais silvestres por todo o Brasil com o objetivo de preservar a fauna pela conservação “ex situ”, ou seja, fora de seu habitat natural.

O felino passará a integrar um programa de conservação e poderá contribuir com pesquisas científicas, além da manutenção da diversidade genética em ambientes controlados.

“O zoológico de São Paulo é referência internacional na conservação ‘ex situ’ de diversas espécies, integrando programas de suma importância para a salvaguarda da fauna brasileira. Com isso, temos total confiança no trabalho desenvolvido por eles, sendo nosso parceiro de longa data”, afirma a analista de Meio Ambiente da Sema e médica veterinária, Danny Moraes.

Leia Também:  Laboratório de moda da Unic abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

A jaguatirica foi resgatada em 2024, no distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger, ainda filhote. Ela se encontrava sozinha, sem a mãe por perto, em uma área atingida pelas queimadas, segundo relato de um morador. O animal aparentava ter apenas 2 meses de vida, foi encaminhado para uma clínica veterinária e passou por diversos exames durante 15 dias para verificar a situação de saúde.

Após verificar que o filhote estava bem de saúde, ele ficou com uma guardiã até ser destinada a uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), parceira da Sema. Após permanecer 1 ano na área, foi viabilizada a transferência para o zoo da capital paulista, pelo fato do felino não apresentar condições ideais para ser solto na natureza. A transferência para o destino aconteceu com o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Orientações

A Sema orienta que, ao encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde tanto do animal como do cidadão.

Leia Também:  PM apreende adolescentes suspeitos por roubo a farmácia e apreende simulacro de arma de fogo

*Com supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governo inaugura nova sede da Sema em Tangará da Serra nesta terça (23)

Published

on

O governo de Mato Grosso inaugura, nesta terça-feira (23.6), às 8h, a nova sede da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em Tangará da Serra.

O novo prédio vai garantir maior acessibilidade e conforto aos usuários e servidores, que resulta em mais eficiência na prestação de serviços à população dos 16 municípios que a regional atende. A unidade da Sema no município funcionava em prédio alugado.

Os investimentos foram na ordem de R$ 2,4 milhões, oriundos do Fundo Amazônia e de recursos próprios. A solenidade de inauguração contará com a presença de diversas autoridades.

Serviço:

Evento: Inauguração da nova sede da Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Tangará da Serra.

Data: 23.6 (Terça-feira), às 8h

Local: Rua Juracina Torres de Oliveira (antiga 24-A), QD 18, Lote 01, Jardim Acácia, Tangará da Serra/MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio contra a própria irmã e agredir a mãe
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA