MATO GROSSO

Polícia Militar realiza encontro para discutir ações de enfrentamento à violência doméstica

Publicado em

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do 2º Comando Regional, realizou, na manhã desta segunda-feira (3.2), o 1º Encontro de Enfrentamento à Violência Doméstica, no auditório do Sesi, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. A solenidade busca fortalecer a atuação integrada entre as instituições de segurança e a Justiça, junto à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de Várzea Grande e de Nossa Senhora do Livramento.

A coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar de Mato Grosso (CPCDH), tenente-coronel Ludmila Eickoff, afirmou que o primeiro encontro tem como objetivo discutir ações práticas para promover um atendimento ainda mais humanizado e eficaz às mulheres em situação de violência doméstica.

“A iniciativa busca aprimorar a atuação integrada das instituições, promovendo a troca de experiências, o aperfeiçoamento técnico e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção das vítimas e à responsabilização dos agressores. O Governo de Mato Grosso tem ampliado os investimentos voltados ao enfrentamento desse tipo de crime”, comentou a tenente-coronel.

Leia Também:  Seduc abre inscrições para o SuperChef da Educação 2026; concurso vai premiar melhores receitas com até R$ 9 mil

A desembargadora e coordenadora estadual da Rede, Maria Erotides Kneip, enfatizou a união entre as instituições para combater esse tipo de crime que aflige mulheres de todas as classes sociais. “As instituições que compõem a Rede têm uma articulação extraordinária. A violência doméstica é considerada uma das principais demandas da segurança pública, exigindo respostas rápidas, articuladas e humanizadas”, enfatizou a magistrada.

A delegada da Polícia Judiciária Civil, Paula Gomes Araújo, também reforçou a importância de se discutir o assunto de forma integrada. “O enfrentamento à violência doméstica vai além da repressão criminal, envolvendo educação, prevenção, políticas sociais e a participação ativa da comunidade”, comentou.

O comandante do 2º Comando Regional de Várzea Grande, coronel Januário Antônio Edwiges Batista, frisou que as forças de segurança têm intensificado as ações sobre o tema nos 142 municípios de Mato Grosso. “A Polícia Militar tem atuado de forma firme e integrada, garantindo proteção às vítimas e fortalecendo ações preventivas. Este encontro representa um avanço na construção de estratégias mais eficientes para combater esse tipo de crime em todo o Estado”.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate chamas em residência no Parque Universitário

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento foi instituída em 2018, com o objetivo de potencializar, articular e organizar o atendimento prestado por diversas instituições que atuam na defesa dos direitos da mulher.

O grupo é constituído pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Prefeitura Municipal de Várzea Grande e suas secretarias, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e instituições da sociedade civil organizada.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate chamas em residência no Parque Universitário

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Em Osaka, Governo de MT conhece estratégias para otimizar serviços públicos digitais

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA