MATO GROSSO

Primeira-dama de MT celebra histórias de superação e conquista de medalhas nas competições de Parajiu-jitsu em Abu Dhabi

Publicado em

Nesta quinta-feira (07.11), na Arena Mubadala, em Abu Dhabi, a primeira-dama de Mato Grosso, acompanhada do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), assistiu às primeiras lutas dos atletas e paratletas mato-grossenses no Campeonato Mundial Profissional, promovido pela Federação de Jiu-jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), que atrai atletas e paratletas de todo o mundo.

Ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, acompanharam as lutas o vice-presidente da Federação Árabe de Jiu-jitsu, Mohamed Saleh, e do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Sidney Romeiro, e Sergio Omizolo, um dos organizadores do campeonato.

O embaixador recebeu o exemplar do livro SER Família, que detalha os programas idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes e demonstra as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Relatório de Gestão.

O embaixador Sidney Romeiro | Foto: Jana Pessôa/Unaf

“Identifiquei em Mato Grosso interesses similares em diferentes áreas, onde poderemos desenvolver o mesmo modelo de relacionamento dos Emirados Árabes. Eu ficaria muito honrado em apoiar as ações de Mato Grosso neste relacionamento com o país. Parabéns pelo trabalho demonstrado com tamanha transparência”, reconheceu Sidney Romeiro.

De acordo com a organização, a UAEJJF promove o evento como parte do seu compromisso em fomentar o jiu-jitsu e posicionar a capital executiva dos Emirados como um dos principais centros mundiais da modalidade.

A equipe mato-grossense, representada pela Academia Gracie Barra, apoiadora dos competidores em Barra do Garças, e pela Academia Cowboy de Canarana, conquistou 11 medalhas: 5 de ouro no paradesporto; 2 de prata no paradesporto; 2 de prata na inclusão reversa; e 2 de bronze no paradesporto.

Leia Também:  "É algo grandioso, um marco para o crescimento de Mato Grosso", afirma presidente do TCE


Para a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, a experiência de acompanhar os atletas e paratletas nos eventos foi algo indescritível.

“É impressionante ver a garra, a força e a vontade de vencer os desafios, desde o preparo e os detalhes, do treino até a logística para estarem aqui. Me emocionei inúmeras vezes durante as lutas. Realmente, algo indescritível”, salientou Virginia Mendes.

Reconhecida recentemente como embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, Virginia Mendes teve a oportunidade de conhecer paratletas de outros países, vítimas de guerra, soldados que, em defesa de seus países, adquiriram deficiência e encontraram no paradesporto uma nova vida.

“A força de superação desta categoria esportiva é algo que todos precisam vivenciar. Conheci soldados como Paulo Skivington, da Inglaterra, e Rustin Hughes, dos Estados Unidos, que perderam as pernas no Afeganistão; e o sargento Misha Sever e Dinav Nazar, da Ucrânia, que também tiveram as pernas amputadas. Eles encontraram no paradesporto um novo caminho e continuam servindo seus países”, contou Virginia Mendes.

Ela também lembrou o exemplo dos paratletas mato-grossenses, como a história do 1º tenente da PMMT, Elcirley Luz, que após um acidente teve uma das pernas amputadas; do empresário Mário Édson, que também foi vítima de um acidente e perdeu uma das pernas; e do campeão de jiu-jítsu Kaike Angelim, com diversos títulos nacionais e internacionais, que, após um acidente de moto, ficou paraplégico, passou por um período de depressão e, no paradesporto, encontrou forças para retornar às competições.

Leia Também:  Cuiabá conquista mais uma importante premiação: Selo Ouro no 'Compromisso Nacional Criança Alfabetizada'

“São exemplos como esses que nos fazem refletir sobre o valor que o esporte tem. Não é sobre vitórias ou derrotas em um campeonato, mas sobre tudo o que se pode conquistar. Estou muito orgulhosa de todos eles. Essas são apenas as primeiras medalhas desta etapa, e tenho certeza de que outras serão conquistadas”, disse Virginia Mendes.

O campeonato teve início na última quarta-feira (06/11) e se encerra no dia 18 de novembro.

O evento conta com o apoio do xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, cujo incentivo ao jiu-jitsu tem sido fundamental para o crescimento da modalidade no país e em nível internacional. O campeonato recebe significativo apoio do governo, que reconhece o jiu-jitsu como um meio de promover saúde, respeito e disciplina entre os jovens e a sociedade em geral.

Confira a lista dos medalhistas do Parajiu-jitsu:

  • Suiany Linhares – medalha de ouro;
  • Mário Édson (Cowboy) – medalha de ouro e prata;
  • Marcus Aurelius, classe E (paralisia cerebral) – medalha de ouro;
  • João Paulo, paralisia cerebral – medalha de ouro;
  • Elcirley Luz – medalha de ouro;
  • Kaike Angelim, classe K2 (paraplegia)- medalha de prata e troféu de melhor lutador profissional da categoria;
  • Vivaldo Pereira, classe K (lesão medular) – medalha de bronze;
  • Antônio Lopes, paraplegia – medalha de bronze;

Na categoria reversa:

  • Isabela Landislau Borges – medalha de prata;
  • Joshua Presott – medalha de prata;

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Published

on

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Fábio Jr. celebra 8 anos de casamento com Fernanda Pascucci: ‘No dia do aniversário’

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Duas edições da Operação Lei Seca resultam na prisão de 13 motoristas embriagados na madrugada deste domingo (25)

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA