Produtores de pequena escala vão participar da 14ª Feira do Empreendedor, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), entre esta sexta e domingo (3 a 5.10), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O evento acontece nos três dias, das 15h às 22h. Produtores e empresários vão ter acesso a 30 balcões voltados para comercialização de produtos de forma presencial.
Há também a opção de enviar produtos para serem vendidos no “Empório Origem”, uma loja com caixa único, onde empresários e produtores organizados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), vão disponibilizar produtos para venda.
Cada item é comercializado de acordo com o preço cobrado pelos empresários ou produtores de pequena escala. “Estou preparando cinco unidades de carga com produtos à base de Cumbaru (Baru ou Cumaru) para serem vendidos”, diz o presidente do Instituto Pantanal Pacífico, Carlos Vladimir Ariel Soria Garcia, da cadeia produtiva da semente.
Ele quer expandir o negócio a partir da visibilidade gerada pela feira. “Todos conhecem o Cumbaru por ter em grande, média e pequena propriedade do Cerrado, mas poucas pessoas sabem os benefícios para o organismo humano, como ômega 3, 6 e 9, além da fibra antioxidante, que pode ser aproveitada em farinhas de diversos tipos, como crua, paçoca e torrada. A castanha é oleaginosa, por isso produzimos em óleo, cápsula, gota e até creme”, destaca.
Segundo ele, o Sebrae é o canal necessário para sensibilizar parceiros comerciais, tanto públicos como privados. “Tem todo um processo para expandirmos a produção, baratearmos o custo e aumentar a renda dos produtores de pequena escala. O queijo, por exemplo, está em evidência. Um dia será o Cumbaru”, avalia. “Para mostrarmos os benefícios, a pessoa precisa experimentar e, assim, acreditar na viabilidade da produção. Não sou eu quem falo que o cumbaru é bom para o organismo, é a ciência. Em todas as universidades do Cerrado há estudos sobre a semente”.
A inscrição gratuita na Feira do Empreendedor é simples e pode ser feita com antecedência ao clicar aqui. O evento é uma oportunidade de empreender negócios, obter capacitação para começar ou melhorar o empreendimento, trocar experiências e fazer contatos estratégicos. Neste ano, o foco é a inovação. Tanto que o credenciamento está sendo feito por reconhecimento facial. O interessado deve baixar no dispositivo móvel o aplicativo Face Pass e cadastrar a imagem do rosto para liberar a entrada ao local.
O Sebrae também promete para este ano um ambiente climatizado e estruturado por setores de negócios, como representação comercial, negócios sustentáveis, tecnologia, serviços, máquinas, equipamentos, franquias e comércio. Estão previstas atrações nacionais, como da emresária Cris Arcangeli, o poeta e cordelista, Bráulio Bessa e o psicólogo e neurocientista brasileiro, Eslen Delanogare.
Saiba mais detalhes sobre a programação, iniciativas e expositores da Feira do Empreendedor no site oficial do evento.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.