MATO GROSSO

Programa SER Família Mulher fortalece rede de proteção e garante autonomia a mulheres em Mato Grosso

Publicado em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc), coordena a implantação e a operacionalização do Programa SER Família Mulher como uma das principais políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e promoção da autonomia feminina no Estado. Com 804 mulheres beneficiadas atualmente, o programa é destinado a mulheres vítimas de violência doméstica, que possuam medida protetiva e estejam em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2023, 1.606 mulheres já foram atendidas em Mato Grosso, consolidando a política como instrumento efetivo de proteção social. A iniciativa assegura transferência de renda às mulheres em situação de violência, oferecendo suporte financeiro para que possam romper o ciclo de agressões e reconstruir suas vidas com mais segurança e dignidade.

O programa concede auxílio-moradia no valor de R$ 600, que pode ser utilizado para o pagamento de despesas com aluguel, água, energia elétrica e gás de cozinha. Atualmente, 804 mulheres são beneficiadas.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do programa, destaca que a iniciativa foi estruturada para oferecer condições reais de recomeço às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“O SER Família Mulher nasceu com o propósito de garantir dignidade e segurança às mulheres que enfrentam a violência doméstica. Mais do que um auxílio financeiro, é uma oportunidade concreta de recomeçar, com apoio do Estado e acesso à rede de proteção”, afirmou.

Uma das beneficiárias do programa, identificada na matéria pelo nome fictício Maria, conta que o SER Família Mulher representou um recomeço para ela e seus filhos, oferecendo apoio em um momento de grande dificuldade.

“O programa é muito importante para mim e para os meus filhos. Eu só tenho a agradecer por toda essa ajuda e por toda essa bênção que esse projeto trouxe para a minha vida e para a minha família. Graças a esse apoio, conseguimos seguir em frente com mais segurança e esperança”, relatou.

Leia Também:  SES promove capacitação para otimizar atendimento a pacientes com doença falciforme

Maria também destaca sua gratidão pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora da iniciativa, ressaltando que o programa tem feito diferença na vida de muitas mulheres que precisam de apoio para recomeçar.


O benefício integra a rede estadual de proteção social e atua de forma articulada com os municípios e demais órgãos do sistema de garantia de direitos.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, reforça que o programa é uma política estruturante dentro do sistema estadual de assistência social.

“Trata-se de uma ação articulada, que integra transferência de renda e acompanhamento pela rede socioassistencial. Nosso objetivo é assegurar proteção imediata e criar condições para que essas mulheres retomem suas vidas com autonomia e acesso a direitos”, pontuou o secretário.

O SER Família Mulher é um instrumento estratégico para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso. Ao assegurar a transferência de renda integrada à rede de proteção socioassistencial, o programa atua diretamente na redução da dependência financeira, um dos principais fatores que perpetuam o ciclo de violência e cria condições concretas para que a mulher rompa com a situação de risco.

Dessa forma, consolida-se como uma medida que combina proteção imediata, garantia promoção da autonomia, acompanhamento, ampliando a efetividade das ações de prevenção, acolhimento e reconstrução de projetos de vida.

A secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Salete Morockoski, destaca que o SER Família Mulher tem papel fundamental no fortalecimento da proteção social às mulheres vítimas de violência doméstica no Estado, oferecendo suporte imediato para que possam romper o ciclo de agressões e reconstruir suas vidas com mais segurança.

“O SER Família Mulher foi estruturado para oferecer proteção e condições reais de recomeço às mulheres em situação de violência. O auxílio-moradia garante estabilidade em um momento extremamente delicado, permitindo que muitas se afastem do ambiente de agressão e reorganizem suas vidas ao lado dos filhos. Somado ao atendimento psicossocial e à atuação da rede de proteção, o programa se torna um instrumento importante de prevenção ao feminicídio e de promoção da autonomia, da segurança e da dignidade dessas mulheres”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de quatro toneladas de drogas em janeiro no Estado


Fortalecimento de lideranças

O Programa SER Família Mulher na Comunidade surge com o propósito de formar e capacitar lideranças comunitárias em todo o território mato-grossense, tornando-as agentes multiplicadoras no enfrentamento à violência doméstica e familiar. A iniciativa integra as ações do Programa SER Família e reforça o compromisso do Governo do Estado com a proteção, a dignidade e a autonomia das mulheres.

O programa também se consolida como uma importante ferramenta de transformação social ao incentivar a organização e o fortalecimento das mulheres em seus próprios territórios. A proposta é criar espaços de apoio mútuo, acolhimento e construção coletiva, permitindo que as participantes compartilhem experiências e desenvolvam estratégias conjuntas para enfrentar e superar diferentes formas de violência presentes no cotidiano.

Além da capacitação técnica, o projeto valoriza a troca de saberes e vivências entre as participantes. Por meio de rodas de conversa e momentos de formação, são criados ambientes de escuta ativa e empatia, onde histórias de vida se cruzam e se fortalecem. Esses encontros estimulam reflexões sobre direitos, igualdade de gênero e autonomia feminina, contribuindo para que cada mulher reconheça sua própria força e amplie seu protagonismo dentro da comunidade.

Ao consolidar uma atuação permanente, articulada e descentralizada, o SER Família Mulher reafirma o compromisso do Estado com a proteção integral das mulheres em situação de vulnerabilidade, ampliando oportunidades e promovendo dignidade em todas as regiões de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  PM prende dois homens por furto de peixes de fazenda-escola em Jaciara

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Força integrada notifica 90 produtores rurais e empresários contra crimes fiscais em MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA