Neste sábado (7.3), 34 escolas da rede estadual de Mato Grosso estarão de portas abertas, das 8h às 17h, para mais uma edição do projeto Escola da Família. A proposta coloca o lazer, a convivência e a participação comunitária no centro das ações, ao transformar o espaço escolar em um ambiente acolhedor para estudantes, pais e moradores da região.
A programação reúne atividades esportivas, recreativas, culturais e oficinas diversas, criando oportunidades para que crianças, jovens e adultos compartilhem o mesmo espaço em uma rotina diferente da vivida durante a semana.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), mais do que ocupar a escola aos sábados, o projeto busca fortalecer vínculos, estimular a convivência e ampliar o sentimento de pertencimento da comunidade em relação à unidade escolar.
Entre as ações previstas estão partidas de vôlei, basquete e futsal, jogos de tênis de mesa e tabuleiro, além de oficinas de judô, capoeira, tricô e design de unhas. Em algumas escolas, a programação inclui ainda hidroginástica e recreação em piscina, ampliando as opções de lazer e bem-estar para as famílias.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa mostra que a escola pode cumprir um papel ainda mais amplo na vida das pessoas.
“Quando a escola abre as portas para o lazer, para o esporte e para a convivência, ela se aproxima ainda mais da realidade das famílias. O Escola da Família valoriza esse encontro, cria oportunidades de integração e faz da unidade escolar um espaço vivo, alegre e presente no cotidiano da comunidade”, afirma ele.
Criado em 2024, o projeto vem ganhando força como uma política pública voltada à inclusão social e ao fortalecimento dos laços comunitários. A presença das famílias no ambiente escolar, em momentos de descontração e troca de experiências, também contribui para aproximar pais, estudantes e equipes escolares.
Alan Porto destaca que o ambiente de convivência gerado aos sábados produz reflexos positivos também no dia a dia da escola.
“Acreditamos em uma educação que também passa pelo acolhimento e pela construção de relações. Quando estudantes, familiares e comunidade convivem no espaço escolar de forma leve e participativa, todos passam a enxergar a escola como um lugar de oportunidades, cuidado e desenvolvimento humano”, pontua.
Além de atender os estudantes, o Escola da Família beneficia diretamente moradores dos bairros onde as unidades estão inseridas, sobretudo em localidades com poucas alternativas públicas de lazer e convivência. Com isso, a escola passa a ser também um espaço de encontro comunitário, acessível e próximo da população.
Após começar como projeto-piloto em 10 escolas, em 2024, a iniciativa foi ampliada e hoje alcança 34 unidades em diferentes municípios mato-grossenses. A expectativa da Secretaria de Estado de Educação é expandir o projeto em 2026, levando a proposta para mais escolas distribuídas nos 13 polos regionais de educação.
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.