Quatro foragidos da Justiça foram localizados e presos nesta terça-feira (3.2) por policiais militares do 7º Batalhão, em ações distintas, durante o desdobramento da Operação Tolerância Zero, em três municípios do Estado.
A primeira captura ocorreu em Rosário Oeste (a 104 km de Cuiabá). As equipes militares receberam informações da Agência Local de Inteligência (ALI) de que um homem, monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, estaria escondido em uma área conhecida como Três Ilhas.
O indivíduo possuía mandados de prisão em aberto, expedidos pela Comarca de Rosário Oeste, por tráfico ilícito de drogas. Durante rondas na região, os policiais militares localizaram e abordaram o suspeito, que foi conduzido à delegacia.
Ainda no município, as equipes realizavam patrulhamento tático na região central de Rosário Oeste quando abordaram um grupo de pessoas em atitude suspeita, nas proximidades de um posto de combustível. No local, foi constatado que um homem possuía mandado de prisão em aberto, por furto, expedido pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) da Comarca de Cuiabá.
Já em Jangada (a 76 km de Cuiabá), policiais militares da 2ª Companhia Independente receberam informações da Polícia Civil sobre um mandado de prisão em desfavor de um homem, expedido pela Vara Única de Alto Taquari, por homicídio.
Imediatamente, os policiais iniciaram buscas e localizaram o suspeito no bairro Altos da Jangada. Ele foi identificado, detido e conduzido à delegacia, sem apresentar resistência.
Em Acorizal (a 70 km de Cuiabá), equipes do Núcleo de Polícia Militar também realizavam rondas pela região central quando receberam denúncia de um homem com mandado de prisão em aberto no Distrito de Baús, expedido pela Segunda Vara Cível de Pontes e Lacerda, por atraso de pensão alimentícia, caracterizando abandono material. O suspeito foi abordado, identificado e encaminhado à Delegacia de Polícia de Cuiabá para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.